30 dezembro 2005

Falha de Belém - S. Bento

Muitos se queixam, nesta campanha, de que os candidatos pouco ou nada adiantam de como irão exercer a presidência da República.
O professor Cavaco Silva, na sua pose de ser enigmático que não lê jornais, sempre foi um homem de poucas palavras, de meias palavras até. É um homem de silêncios que prefere passar por desinformado ("não ouvi falar") ou, mais recentemente, remeter-nos para a leitura das suas obras ("os portugueses, se quiserem saber, podem ler os meus livros"). Mas, acima de tudo, é um homem que gosta de enigmas e, por isso, é preciso saber ler nas entrelinhas as suas lacónicas declarações.
Atentemos ao seguinte, o professor Cavaco Silva quer transformar Portugal na Califórnia da Europa. O pensamento imediato é de que estamos com sorte, o professor já não nos quer como um mero oásis, agora sempre teremos mais palmeiras, praias, o Silicon Valley.
E sismos?!
Cuidado, engenheiro Sócrates, o senhor está sentadinho no epicentro. Ao menor sinal de instabilidade, zás, leva com um abalo que até anda de lado.

Não há dúvida?!

29 dezembro 2005

FC Direita vs Esquerda SC

Todo o estádio a cantar, apesar da tarde fria, própria de um dia de Inverno. As equipas, ansiosas pela disputa, perfilam-se no túnel que dá acesso ao rectângulo verde que, diga-se, apesar da chuva dos últimos dias, encontra-se em óptimas condições, devido ao sistema ultra-moderno de drenagem importado dos países baixos...
O FC Direita, depois de uma vitória nas distritais, pretende alcançar mais uma vitória, para fazer esquecer as estrondosas derrotas das competições europeias e do campeonato, organizado lá para os lados de S. Bento. Para tal, conta com uma contratação de monta - é o regresso do atleta que andou nos campeonatos não profissionais, mas que mais vitórias estrondosas conseguiu para o clube (toda a falange de apoio o encara como o Grande Salvador!).
Já o Esquerda SC apresenta uma equipa bastante heterogénea, construída por contratações, umas, possivelmente, mal calculadas, outras, muito indesejadas.
Entretanto, chegam os técnicos do FC Direita - o Mendes e o Castro:
- Tirem-me daqui esses dois que só vêm arruinar a minha reputação, não vêem que eu só estou aqui, por causa dos jovens e dos desempregados... Caramba! - brada o Aníbal, assim, se chama o representante do Direita.
- Pronto, pá! Já cá não estamos... Vê lá! Vê lá! - e acrescentam - depois, não chores.
Do lado do Esquerda SC, um atleta de barbicha grita:
- Comigo não vai haver batota! Ouviram? Não vai haver batota!
O Mário, avançado centro do Esquerda, com a camisola 9, que mal dá para tapar o umbigo, afirma ao técnico José S., enquanto tenta chegar com a mão direita ao pé esquerdo:
- Opa! Aquele Alegre não era necessário, só vai atrapalhar... Ele não tem jeito para a bola.
Ao que o José S. responde:
- Ó Mário, eu também não o queria! Nem sequer lhe ofereci uma camisola da equipa, mas ele acabou por fazer um empréstimo... Que é que queres?!
- Comigo não vai haver batota! Ouviram? Não vai haver batota! - Volta à carga o barbichas, aos saltinhos, enquanto faz uns exercícios de aquecimento.
Nisto, José S., em surdina, conferencia com o Jerónimo e com o Francisco:
- Vocês já sabem, no meio campo a fazer jogo para o Soares... nada de marcar. Esqueçam ali o barbichas, não lhe passem a bola. E caso apresentem um rendimento mínimo desportivo de 5%, terão o vosso prémio de jogo. OK?
- Comigo não vai haver batota! Ouviram? Não vai haver batota! - Já nem é necessário dizer quem é o autor desta exclamação.
- Epa! Ali na minha claque há uma centena de sindicalistas! Fantástico... Afinal, eu estou aqui pelos jovens e pelos desempregados e sou o único que os sei ouvir. - Informa o Aníbal, um pouco a medo.
- Cala-te, pá! Tu és, apenas, um razoável atleta (entenda-se, economista), não sabes falar de mais nada. Nem deves ter amigos! - resinga, de imediato, o Mário, aproveitando a oportunidade para sacar da esquerda e toma que lá vai disto...
- Que qué isso, ó meu!? - ouve-se na telefonia.
Cá fora o povo rejubila. Do lado direito, têm fé que o jogo fique resolvido, logo na primeira parte. Já os apoiantes do lado esquerdo esperam que haja uma segunda parte.
No segundo anel, a nhaca diz a todos que, afinal, quem matou o António foi a Guida, enquanto no terceiro passa a novidade: O Moreiramos e o JB vão ser outra vez pais!
Nisto, um administrador da Betandwin telefona para os escritórios e ordena um novo jogo de apostas: Será que vai ser menino ou menina?
Ao ouvir o telefonema, o eumesmo pergunta:
- Posso apostar já 50 euros, de olhos fechados, em como são meninos anti-marxistas leninistas?
E o jogo, ainda, nem começou...

Não Há Dúvida?!

Posted by Picasa

26 dezembro 2005

D. Policarpo Já Não Dá Audiências...

Tudo indica que, no próximo ano, devido às fracas audiências da espiritualidade, passe a ser responsável pela mensagem de Natal o verdadeiro homem desta quadra: o nosso amoroso Pai Natal.

Afinal, quem é o Sr. que se farta de subir e descer chaminés? Quem é o Sr. que está presente em todas as superfícies comerciais? Quem é o Sr. que diz Oh! Oh! Oh!? Quem é o Sr. que, a troco de 2 míseros euros, tira umas fotografias com as criancinhas ao colo?
Não! Não! Não é o D. Policarpo, mas sim o Pai Natal, meus amigos! Ele é que é o verdadeiro espírito de Natal... e o Cardeal ficava com os louros. Não pode ser!

A RTP fez muito bem (deve continuar sem dar uma explicação plausível para o sucedido)! Ouvir, agora, um sujeito, que nada faz pelo Natal, falar para crentes e descrentes: Nem pensar!
Respeitar instituições como a Igreja? Não senhor!!!... (O Continente, Carrefour... sim! Isso é que é fixe!!!)
Só é pena que a RTP não faça o mesmo com alguns (por que não com todos) candidatos à presidência e, já agora, com o "orelhas".

Viva o Natal! Viva o Pai Natal! Viva o Consumismo! Viva o Circo! Viva a Princesa Stephanie! Viva a minha carrinha! Viva! Viva...


Não Há Dúvida?!

22 dezembro 2005

O Braço da Verdade!

Quem me dera ter um braço daqueles!
Com o mesmo braço que, atempadamente, alertou os pais dos jogadores do SC de Braga que os seus meninos andavam por maus caminhos, o lindinho de Amarante contribuiu para a veracidade do futebol nacional.
Será que Ronald Koeman voltará a afirmar que o árbitro poderia marcar falta, mas como a sua equipa estava a produzir um futebol superior, optou, e muito bem, por repor a verdade desportiva, validando o golo?

Não Há Dúvida?!

21 dezembro 2005

"O Homem" Ainda Mexe!

Sentei-me defronte do televisor, aguardando mais um debate "morno", típico da nossa presente classe política (muita elevação e pouco conteúdo)...
Contudo, mal o juíz ordenou o início do combate, vejo um dos pesos-pesados sacar da sua esquerda e começar a desferir tamanhos golpes que até meteu dó! (tal como uma equipa que se encontra em desvantagem, foi, decididamente, atrás do prejuízo).
Afinal, "velhos são os trapos"... Ainda mexe o Homem!

Na verdade, entendo que o Dr. Mário Soares, apesar de algumas verdades que disse, foi um pouco longe, em algumas partes do debate, contudo "somos latinos" e é disto que gostamos e, na verdade, se queremos eleger alguém, não podemos ter a memória curta e esquecer o passado (mais não digo)!

Não posso deixar, também, de louvar a contenção do Professor Cavaco Silva que, mantendo a sua estratégia (sou diferente, sou o salvador da pátria, tenho elevação, debato como os europeus - não olhando directamente para o adversário) não saiu do registo pré-definido (eu não seria capaz).

Ainda bem que não mudei de canal, para saber quem, afinal de contas, matou o António!

Não Há Dúvida?!

20 dezembro 2005

Afinal... Quem Matou o António?

Não sigo a tão propalada novela da TVI "Ninguém Como Tu". Não por ser um pseudo-intelectual, mas porque não aprecio a prestação, neste registo, dos actores portugueses (ou serão modelos?!) e, também, porque nunca achei grande piada a novelas (às tantas, devo-o ao meu pai que, quando eu era criança, não me deixava vê-las).

Porém, hoje, quando "passei os olhos" pela imprensa escrita, verifiquei que a população portuguesa será contemplada com o último episódio da referida novela.
Mais!... A cassete, que contém o dito programa, será transportada, desde os estúdios da NBP, para os estúdios da TVI, numa carrinha blindada, com quatro seguranças e seguida, bem de perto, por um helicóptero, durante cerca de 30 km (já para não falar dos directos que a TVI colocará no ar).
Tudo isto, por que razão?
Porque, afinal, todos os cidadãos vão ficar a saber quem matou um tal de António!!!

Mas o mais curioso é que na RTP, à mesma hora, estarão dois "maluquinhos" (o Anibal e o Marito) a bradar, literalmente, para as paredes, que querem ser Presidentes da República! (sim, porque o país quer é saber quem matou o António!) ...

Não Há Dúvida


19 dezembro 2005

Que se Passa com a OTA?... Decidam-se!!!

Ando, há algum tempo, a matutar neste tão badalado projecto, para já não falar no TGV.
Mas, sinceramente, há algo que não percebo!

Quando por lá andam os laranjas, vejo-os a bradar que, devido a vários estudos (por eles requeridos e bem pagos pelos contribuintes), é ponto assente que o aeroporto da Portela, dentro de, aproximadamente, dez anos, não será suficiente para responder às solicitações, daí a necessidade de um novo aeroporto na Ota. Contudo, a oposição (na qual estão presentes os rosas) alerta que é um verdadeiro erro, devendo o Governo atender a outras prioridades, nomeadamente, sociais.
Passado algum tempo, "mudam-se os tempos, mudam-se os costumes"!

O Governo passa a ter timoneiros rosas que, devido a cuidadosos estudos (mais uma vez, por eles solicitados e bem pagos pelos contribuintes), urge construir um aeroporto, mais uma vez na Ota, porque, mais uma vez, conclui-se que o aeroporto da Portela (aquele onde, ainda há pouco, se enterraram uns euritos, a fim de o modernizar) não será suficiente para atender às solicitações. Então, vem, mais uma vez, a oposição (onde estão sentados os laranjas - sim, aqueles que tinham verificado, antes, que era de todo necessário construir um novo aeroporto) afirmar que o projecto não passa de um enorme erro.
O mais curioso, ainda, é ver o actual Presidente da Câmara de Lisboa, Eng. Carmona Rodrigues, no programa Pós e Contras, adoptar uma posição de oposição (perdoem-me a pseudo redundância), pois, tal projecto, trará consequências nefastas para Lisboa, nomeadamente no turismo, devido ao afastamento do aeroporto do centro da capital, quando o mesmo, enquanto Ministro das Obras Públicas, tinha defendido a necessidade do aeroporto da Ota, lá para, salvo erro, 2016 ou 2017.

Afinal, o que se passa?!...
Os sucessivos Governos, apesar de competentes, são entravados por uma oposição pouco responsável? Ou temos uma oposição responsável que, quando passa a Governo, com o vislumbramento, passa a ser, como o conto popular do sapateiro pobre?
Será que há interesses imobiliários? Será que, cada um, quererá deixar uma grande obra, para a posteridade, como sua? Por que motivo o local escolhido é a Ota? Será...? Por que motivo...? Será?... Por que motivo?... (Desculpem, mas acho que risquei!)

Não Há Dúvida?!

Há Que Repor A Verdade! Assim É Que É...

Afinal, agora, a verdade desportiva existe!...
A equipa, que melhor futebol praticar, durante uma partida, verá recompensada a sua atitude, o seu desempenho..., em suma, a sua supremacia.
Chego a esta conclusão, uma vez que tive a felicidade de ver e ouvir Ronald Koeman a comentar o jogo entre a equipa que orienta e aquele onze (verdadeiramente lusitano!), vindo da ilha da Madeira.
Fico feliz!!!
Assim, de uma vez por todas, os "misters" deixarão de colocar dois autocarros, em frente à sua baliza, numa atitude verdadeiramente defensiva, já que, mesmo que o adversário não consiga marcar de forma legítima, poderá fazê-lo como entender.
É o que depreendo da afirmação, proferida pelo supracitado técnico, acerca da forma como o Benfica alcançou o tento da vitória: "O árbitro poderia (não é deveria) marcar falta contra nós, devido à entrada faltosa de Luisão sobre o guarda-redes do Nacional, mas a nossa vitória era justa". Isto é, o árbitro tinha motivos para marcar falta, mas como nós estavámos a jogar melhor, optou (e muito bem) por validar o golo. Afinal, nós merecíamos a vitória!!!
Sim, senhor!!! Agora, valerá a pena encher os estádios.
Não Há Dúvida?!

15 dezembro 2005

A Propósito de Justiça Social?!

Depois de receber um email acerca do socialista Vasco Franco, fiquei literalmente sem palavras, sem poder de raciocínio, sem veia, enfim... passo a transcrever, uma vez que fiquei siderado de tal forma... esqueçam,... leiam:
"APESAR de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco , número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado .
A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.
A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado - técnico superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» - apesar das suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade. A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social. O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro. Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro. Triplicar o salário.
Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco, foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4.000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco, na Câmara de Lisboa. O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses. A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo, mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2.000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, disse ao EXPRESSO Vasco Franco.
Não se ficam, no entanto, por aqui, os contributos da fazenda pública para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos mais de 5.000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda de outra reforma, por ter sido ferido em combate, em Moçambique, já depois do 25 de Abril (!!!???), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro. Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1.200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel."
Não Há Dúvida!?

12 dezembro 2005

Em Prol da Coerência

Agora que a poeira parece assentar, sinto uma enorme necessidade de abordar o caso do menino lindo que, um belo dia, deixou a Madeira para, com escala em Lisboa, rumar ao estádio, onde George "o Melhor" espalhou classe e, também, se espalhou redondamente:

Noite Europeia! Depois de um jogo menos conseguido e com um estádio inteiro de compatriotas a assobiá-lo e chacoteá-lo, Cristiano Ronaldo Aveiro teve o desplante de dar a conhecer a todos os presentes o vizinho direito do seu indicador, como resposta às provocações de que era alvo! Ainda por cima, no estádio da Luz!!!...
Como seria de esperar, todo aquele que é um verdadeiro patriota sentiu-se indignado e ofendido: o "nosso menino" acabara de cometer um crime lesa-pátria (atingiu seriamente e com danos irreversíveis a maior instituição nacional). Consequentemente, foi severamente punido em todas as conversas de café, artigos dos jornais e pelo próprio Presidente da Federação Portuguesa de Futebol que, curiosamente, viera a Terreiro do Paço pôr as mãos no fogo pelo "menino", no caso das violações, ainda antes de se averiguar a verdade e deste ser interrogado pela polícia.
Na verdade, uma personalidade tão mediática e adorada, sobretudo por adolescentes, devia ser bastante mais comedida.

Entretanto, recuei um pouco no tempo e verifiquei que, um destes dias, um jogador equipado de vermelho e branco, com uma águia ao peito e as cinco quinas na manga, depois de sofrer mais um golo em Braga, decidiu presentear os seus adversários (mas colegas de profissão) com um gesto insinuoso e ofensivo (afinal, os jogadores do S.C. de Braga estavam a minorar os campeões, porque tinham "mandado para a veia" - estava tudo explicado!)
Curiosamente, neste caso, os maus da fita foram os dirigentes do F.C. do Porto, pois queixaram-se à liga (grandes queixinhas! Não viram que o "pobrezinho", apenas, tinha reagido a quente a um golo que ditava uma derrota).

Afinal, como é? - perguntei-me - O menino dos prémios MTV também não é uma figura pública com responsabilidades? Vamos começar a insinuar métodos menos ilícitos por parte de todos os que nos levam a melhor, mesmo sem nos provocarem?

Fez-se luz: Afinal, o Cristiano Ronaldo reage sempre a sangue frio...
Não Há Dúvida?!

09 dezembro 2005

Parabéns e Muitos Anos de Vida

Tal como Pedro Santana Lopes, mais uma felizarda atingiu a belíssima idade de 65 anos. Na verdade, sempre pensei que Teresa Zambujo fosse mais "novinha" (afinal, está muito bem conservada). Se não fosse o "24 Horas" de hoje a dar uma "ajudinha", nunca imaginaria que esta ex-autarca estivesse tão avançada na sua idade. Felicito-a pelo seu aniversário e congratulo-me por verificar que, mais uma vez, o estado não abandona os seus beneméritos cidadãos, atribuindo-lhe uma reforma de aproximadamente 3000 euros (600 contos).

Não Há Dúvida?!