31 maio 2006

Quórum Garantido!


Deputados alteram agenda parlamentar para assistir ao jogo Portugal-México (Público, 30.05.06)

Mais vale uma agenda flexível do que um cento de unhas encravadas, dez ataques de cefaleias ou uma dúzia em trabalho político para essa tarde.
Assim vai tudo à bola!


Não há dúvida?!

O Ouvidor

Cavaco Silva na descida ao País: "Sou um ouvidor"

Já percebemos por que Cavaco fala pouco, é um ouvidor que, por isso, prefere utilizar as expressões faciais. Lembram-se desta?



E da célebre mastigação com que nos apresentou todos os seus órgãos envolvidos no processo?












Não há dúvida?!

30 maio 2006

De Espanha...

Já não bastava serem tecnologicamente mais avançados, serem mais competitivos, mais produtivos, terem o Picasso, o Guggenheim, o Prado e o Rainha Sofia, albergarem o Saramago, reterem as águas do Guadalquivir e esvaziarem-nos o Guadiana.
Não!
Além de contratarem, por uma imprudente e distraída fiscalização (é aqui, na China, no Bangladesh e na Índia), as nossas criancinhas para coserem os seus sapatos.

Agora "lançam-nos" com mariposas-gamma. Essas traças gigantes e nojentas, para nos darem cabo dos verdes pastos.
Para quê, caros hermanos?

Não era preciso nada disso.
Nós tratamos do assunto, como sempre temos tratado.
Aos nossos exploradores de mão-de-obra infantil condecoramo-los com comendas de mérito.
Aos verdes pastos...bem, para isso, era preciso haver Agricultura.

Não há dúvida?!

Está bonito, está!


Já que a Ministra da Educação teve a "lata", ousadia e habilidade de comparar a classe dos médicos com a dos professores (revelando o pouco que conhece do/no terreno), passo a fazer o mesmo, através de uma singela questão, entre professores e juízes, a propósito da "brilhante" sugestão, por parte da ME, dos pais participarem na futura avaliação dos professores:
.
E que tal dar oportunidade aos pais dos "bandidos" de avaliarem o desempenho do juíz que avalia em tribunal o(s) crime(s) cometido(s) pelo seu Filho? (não querendo, com isto, dizer que os alunos são bandidos, como é óbvio, mas apenas estabelecer um limite entre avaliador/avaliado, se é que me percebem...)
.
.
Não há dúvida?!

29 maio 2006

Música no Coração

Em primeiro lugar quero, desde já, esclarecer que o filme homónimo do título nunca me seduziu, podendo, até, com alguma segurança, dizer claramente que o abomino a ele e às suas músicas.
Contudo, e porque sou um adepto dessa arte chamada música, e porque não encontrei melhores exemplos e porque esse filme até tem uma adequada (de memória e de repente só me consegui lembrar dos Doors e REM) para o FIM, o ADEUS foi o que me pareceu mais adequado (So long, Fairwell, Auf Whidersien???, goodbye, lembram-se?) e decidi não recorrer ao FADO por uma questão de Internacionalismo.
Termino hoje a minha participação neste Blog (e em todos os outros).
A dedicação e empenho que este espaço me merece não se coaduna com aquilo que se perspectiva a minha vida nos próximos tempos (muito PC à minha frente - felizmente não Leninista e muito pouca disposição de estar à frente dele nas horas de lazer).
Não conhecia a blogosfera antes do amável convite que o amigo Psca74 me fez. Conheci muito pouco, basicamente o Não há dúvida?!, e gostei muito de ter participado.
Quero agradecer aos "Contributors" todos, sem excepção, mas com especial ênfase para a SP (alguns perceberão porquê...). Ricardo: fica marcado o encontro para o próximo jogo do FCP. Viriatus: a tua espada e o teu esCUdo. Tipo Stressado:?. Psac74: Obrigado.
Quero também agradecer aos comentadores, sendo que tenho de destacar os que gostei mais: ao Eumesmo, figura mítica da direita portuguesa, defensor dos "fortes" e "opressores", que, apesar de algum maniqueísmo intelectual (que cada um apresenta na defesa das suas ideias, e com mais ou menos demagogia) apresentou sempre argumentos racionais, sendo que, mesmo que se discordassem das ideias e as mesmas provocassem "comichões cerebrais" muito grandes, como estou certo também sentiu, foram por ele apresentados sempre argumentos inteligentes; ao carroceiro, e esta é sem palavras, basta ler; ao poemar e ao antonio almeida.
Todos os outros que se dignaram ler as minhas palvras, obrigado e, se tiverem de desculpar qualquer coisinha, façam como entenderem ou como acharem mais politicamente correcto, mas sem ofensas.
Para concluir, à piegas, vou deixar aqui um pensamento que nunca partilhei: gosto mais da lua quando está nas fases crescente ou decrescente, porque é a única altura em que verdadeiramente percebemos os seus contornos (a 3D para os preciosistas).
Há um tempo para tudo - lembram-se da música dos 60's que integrou a OST do Forrest Gump, dos Byrds (bendita Net...)

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time for every purpose under heaven

A time to be born, a time to die
A time to plant, a time to reap
A time to kill, a time to heal
A time to laugh, a time to weep


Não vou andar por aí.

Obrigado

Portugal Profundo

Caros Concidadãos,

Hoje, o nosso Presidente da República - o D. Sebastião dos tempos modernos, vai começar uma visita ao denominado Portugal Profundo.

Será que é desta que a "elite pensante" verifica o profundo abandono de milhares de pessoas? Afinal, "eles" também são contribuintes...


Não há Dúvida?!

27 maio 2006

Lei da Rolha

O Primeiro-Ministro de Portugal, dirigindo-se ao Deputado Nuno Melo em pleno Parlamento: "esteja caladinho..."

Vai chegar a nossa vez...

Não há Dúvida?!

25 maio 2006

Carinhas Larocas

Atendendo ao cinzentismo que vai reinando, incumbiu-me a Administração deste blogue de lançar um desafio a todos os nossos visitantes e participantes: saber quantas pessoas já leram o livro de Manuel Maria Carrinho.

Quem leu, só terá de deixar uma mensagem na nossa caixa de comentários com o seguinte texto: Vi, Li e Sobrevivi.

A Gerência agradece.


Não há Dúvida?!

24 maio 2006

Elite Pensante

Na passada Segunda-Feira, no Programa Prós e Contras, estiveram em "debate" dois dos mais importantes intelectuais da actualidade - segundo as palavras da apresentadora/moderadora. Trata-se, como deduzem, de Manuel Maria Carrilho e Pacheco Pereira. Também participaram Emídio Rangel e Ricardo Costa, enquanto "representantes" da Comunicação Social.

Consegui "aturar" grande parte do programa na expectativa de verificar as "sábias" análises que iriam ser feitas ao novo livro de Carrilho. Passados breves minutos, deu para constatar que tudo não passaria de mais um diz-que-disse, diz-que-fez, diz-que-aconteceu e por aí fora.

Se Manuel Maria Carrilho e Pacheco Pereira representam a "elite pensante" deste País, meus Caros, então a situação é bem mais grave do que se possa pensar...

Não há Dúvida?!

23 maio 2006

Fica sempre Bem...

Eis um bom exemplo do que é "incentivar o empreendedorismo". Será disto que fala o nosso Governo?

Não há Dúvida?!

P.S. Nada me move contra a empresa em questão. Apenas me pergunto se seria igual tratando-se de pequenos empresários...

22 maio 2006

Eles Saberão?

Apesar de muito se falar neste assunto, será que os nossos "governantes" sabem disto? Saberão o que realmente significa?

A presença do Ministro do Trabalho e da Segurança Social é um mea culpa ou uma demonstração de impotência? Não poderá ele ter uma "palavra" a dizer sobre o assunto?

Não há Dúvida?!


P.S. - 2 milhões de Portugueses corresponde a 20% da População. Não é muito, está visto...

19 maio 2006

Depois do Rancho Folclórico, O Rap Folclórico!

Os manos, as roupas XXL, calças caídas, bonés de lado, marcas desportivas, andar e gestos agressivos, muitos "tá-se bem" e "props" são o visual e a linguagem obrigatórios da "tribo" e do movimento Rap.
A partir de agora, o Rap também pertence a uma outra tribo.
Aqui para ver (escusado será dizer que o som é obrigatório).

Não há dúvida?!

18 maio 2006

Somos Livres!

Caros Concidadãos,

A partir de hoje, e até ao final do ano, somos livres, dizem...

Hoje é o 1º Dia do DLI - Dia Livre de Impostos.

Não há Dúvida?!

15 maio 2006

A Liberdade, essa maluca!

Para mais um exemplo da prática coercitiva que nos ataca, em nome da sociedade e blá, blá, blá...tudo a bem da nação, a garantia de não sermos impedidos do direito de fazermos as nossas escolhas pessoais, aqui publico, na íntegra, a crónica de Francisco José Viegas no Jornal de Notícias de hoje. De seu título A liberdade e a natalidade.

A liberdade e a natalidade

Recebi algumas cartas e mensagens indignadas a propósito da minha coluna de há quinze dias, escrita sobre a delirante intenção de as autoridades promoverem o aumento da taxa de natalidade à custa de benefícios fiscais para as chamadas famílias numerosas. Todas essas cartas falavam em nome da economia, o que agradeço com alguma comoção. É sempre bom ter resposta à altura, e esclarecida - mas escusam. O que eu escrevi foi simples as autoridades queixam-se de que os portugueses fazem poucos filhos e que a nossa pobre segurança social vai ter poucas hipóteses de sobreviver como está; daí a vontade de premiar as famílias numerosas, fornecedoras de carne para canhão, ou seja, de contribuintes activos para pagar o desvario das contas do Estado e o futuro da Segurança Social. Estas coisas são simples e requerem ser ditas de maneira simples e directa: o Estado que vá ter filhos onde quiser e trate de não desperdiçar o dinheiro dos impostos que arrecada. É essa a base do nosso contrato social.

Mas há mais do que isso. Há a memória. E todos recordam (e se não recordam, deviam) que há uns anos, não muitos, e para efeitos de propaganda, nos foi garantido que era especulação falar-se de crise na segurança social. Por outras palavras, os socialistas garantiam nessa altura que podíamos continuar a viver sem a espada sobre a cabeça. Parece que não era verdade. A espada está aí. Desta vez, até os sindicatos concordam.Alguns dos meus correspondentes foram severos demais que eu estava a brincar com coisas sérias, que não percebia os fundamentos da irrequieta ciência da demografia, e que não devia colocar questões de liberdade pessoal à frente das exigências da sociedade. Uma das acusações precede: a de que eu percebo apenas o essencial de demografia. O resto nem vale a pena comentar, sobretudo essa ideia tão absoluta como absurda de que as nossas escolhas pessoais devem ser preteridas diante das exigências do Estado ou da sociedade. Precisamente, devemos defender as nossas escolhas pessoais. E devemos defendê-las contra os que nos querem impor as "escolhas da sociedade", como se soubessem interpretá-las e fossem seus proprietários. E, se necessário, devemos defendê-las contra os chamados "interesses da sociedade e do Estado". Parte dos problemas vem de as pessoas abdicarem de defender as suas ideias e interesses em benefício do que seriam os "interesses colectivos". A história ensina-nos que os "interesses da sociedade" são sempre os interesses de quem os interpreta. Também por isso, não vale a pena pedir aos cidadãos para se reproduzirem com mais afinco e empenho, aumentando o número dos futuros contribuintes, se nos lembrarem, ao mesmo tempo, que são os nossos filhos que vão pagar a conta do TGV, da Ota, das reformas de gestores públicos que arruinaram empresas públicas sem terem sido punidos, ou de más opções em obras públicas e administração das contas do Estado. Pedir mais progenitores aplicados, acenando-lhes com a estabilidade da segurança social futura, é fazer pouco dos contribuintes e das famílias actuais.

Os meus ilustres críticos falam em nome da sociedade; eu disso não percebo e até desconfio bastante. Limito-me a sugerir que foi exactamente este discurso "em nome da sociedade" que levou, em parte, à ruína da segurança social. A solução, descobriram agora, é pedir às famílias que sejam mais numerosas e se reproduzam convenientemente de acordo com "os interesses da sociedade".

P.S. - De então para cá, os dados acumularam-se há também o flagelo moral do divórcio. E agora? Vão dar subsídios a quem não se divorcia?

Não há dúvida?!

14 maio 2006

Sugestão da Semana: "Dobradinha Guisada"


Ingredientes (bastam dois):
1 Liga (pode sempre adicionar um pouco de "ORELHAS" à Vieira)
1 Taça de Portugal

Confecção:

Depois do campeonato limpo e muito bem aviado, ponha-o a cozer num tacho com água e com a Taça de Portugal. Depois, coloque o cachecol e camisola azul e branca e dê um saltinho à Avenida dos Aliados, mais uma vez, pois nesta última década não há massa associativa na Europa que mais vezes tenha tido motivos de celebração!
.
.
Não há dúvida?!

12 maio 2006

Que escreveria Camões, hoje, se fosse vivo?

Os Portíadas


CANTO PRIMEIRO
1
A fama dos Dragões assinalados
Que desta Mui Nobre, Invicta e Leal,
Em estádios nunca antes disputados
Jogaram p'ra ganhar cada final,
E em torneios e jogos esforçados
Mais do que era sonhado em Portugal,
Entre gente remota conquistaram
Nova glória, que tanto sublimaram;
2
E também as memórias gloriosas
De oitenta e sete, aí principiando
Nova Era, e as terras viciosas
Que de Espanha ao Japão foram domando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Imprensa libertando,
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
3
Cessem da pantera e mais felinos
As deambulações grandes que fizeram;
Cale-se dos tais cinco violinos
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre dos meninos
A quem Manchester e Real obedeceram!
Cesse tudo o que Record e Bola cantam,
Que outros valores mais alto se alevantam!


Só para recordar:

O F. C. Porto tem mais títulos internacionais oficiais que todos os outros clubes portugueses juntos!
Nota: Autor desconhecido


Não há dúvida?!

Prostitutas Jornalísticas

Emídio Rangel diz que há jornalistas que se vendem

Segundo Emídio Rangel, “há agências de comunicação social com jornalistas avençados das formas mais variadas para o serviço sujo, para silenciar e comprar estratégias comunicacionais, para fabricar heróis, construir imagens positivas ou para destruir a imagem de alguém”.

Pergunto, será auto-crítica?
Não é por nada, mas não foi este senhor que disse, quando estava nos comandos da SIC, ser capaz de vender ao país um Presidente da República como quem vende um sabonete?!
Então para ele uma banca no bolhão já não é o mesmo do que um banco numa redacção?!

Não há dúvida?!

Vamos ser Competitivos?

A nossa "classe dirigente" apregoa aos sete ventos a necessidade de sermos mais produtivos, em suma mais competitivos. Para o efeito, temos desde o "choque tecnológico" ao "Simplex", passando pela necessária "consolidação orçamental".

Considerando que as Autarquias também são Estado - Administração Local, podemos verificar que a "reforma" vai dar os seus resultados, atendendo às medidas tomadas. A influência que uma qualquer Câmara Municipal tem na sua área de acção, nomeadamente no capítulo da dinamização da economia local e/ou regional, são o garante da nossa evolução.

Um pequeno exemplo - eu sei que tenho a "mania" de dar exemplos, passado numa linda Cidade deste lindo País. Vejamos uma simples Factura de Serviços Municipalizados:

Valor Total: 513,99€

Descrição:
- Consumo de Água (0 - 50) : 85,50€
- Consumo de Água ( > 50 ) : 164,64€
(Até aqui tudo bem...)
- Disponibilidade de Água: 40,00€
- Res. Sólidos Urbanos: 6,18€
- Resíduos Variável: 73,99€
- Disponibilidade de Saneamento: 9,00€
- Utilização de Saneamento: 120,77€
(Verifiquem a qualidade das "pérolas")
- IVA 5%: 14,51€

Resumindo: o Consumo Efectivo de Água é de 250,14€. Tudo o resto, que nem sei classificar, é de 249,94€. No final, como convém, temos ainda o IVA (14,51€).

Perante este cenário, não tenho dúvidas, qualquer empresa tem uma "preciosa" ajuda quanto à competitividade. Quanto a nós, comuns cidadãos, ainda nos vão mandar tomar banho no rio...

Não há Dúvida?!

11 maio 2006

Há Mar e Mar, Há Ir e ... Multar

Praias: desrespeito pela bandeira vermelha vai ser punido com multa

A partir de 1 de Junho, o Estado multa quem for a banhos com a bandeira vermelha.
É verdade que no Verão temos, nas nossas praias, muitos imbecis armados em Ian Thorpe da Cruz Quebrada que querem lá saber da cor da bandeira, do estado do mar ou do apito do nadador-salvador, aquilo é tudo deles que o mar mansinho é para as senhoras, mas...não terão eles o direito a ser imbecis?
E assim se vai combatendo o défice...
Por que não multar quem mascar chiclete nas repartições públicas?

Não há dúvida?!

Por Uma Maior Acreditação da Defesa dos Direitos Humanos

O Conselho dos Direitos Humanos da ONU vem hoje substituir a desacreditada Comissão dos Direitos Humanos, et pour cause, já que esta integrava estados-membros que violam os direitos humanos.
Era preciso por os pontos nos is e acabar com a fantochada.
Por isso mesmo, foram hoje eleitos para o novo CDH, juntamente com 41 outros países, a China, Cuba e Arábia Saudita.
Em que melhores mãos poderia estar a peleja?
Acredito e compreendo mais depressa o Paradoxo do Gato de Schrödinger...

Não há dúvida?!

Eles coiso... Mergulham! (versão trance remix)

É verdade, mais do mesmo.
Mas está fantástico!
É para rir só mais um pouco.

O Pinto da Costa é inocente.
A liga tem de investigar!
Logo... coiso.
As banheiras não é o no Estádio do Dragão, é no Estádio da Luz...
... eles coiso, mergulham!




Não há dúvida?!

10 maio 2006

Para Acabar com as Dúvidas do Apito Dourado!

"É preciso ver, ver...coiso, as banheiras não é no Dragão, é no estádio da Luz... eles mergulham."
.
Segundo este douto senhor, a Liga tem de investigar, mas o Pinto da Costa está inocente!
Mais nada.
Quem fala assim não é gago!



Não há Dúvida?!

Os EUA Têm Coisas Boas?

Têm Nova Iorque, a NBA, Woody Allen, os Blues, o Jazz, o Hip Hop, Seattle, as Rochosas, o MIT, o Sundance, Coppola, Hemingway,Tim Burton, Jack Nicholson, os irmãos Cohen, Ferrara, Nirvana, W. Whithman, Steinbeck, David Mamet, Tarantino, Philip Roth, os Peanuts, Noam Chomsky, Frank Miller, Dr. House, E.R, Central Comedy, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Martin L. King, Route 66, Orson Welles e mais, muito mais.
Têm também os Pearl Jam...

Aqui com Bushleaguer, a banda sonora deste "video caseiro"




Não há dúvida?!

09 maio 2006

Exemplo de Liberdade de Expressão


Não admiro os EUA, nem nada que se pareça, muito menos o seu actual Presidente. Contudo não posso deixar de referir o que se passou na semana passada.
.
Convidado para dizer umas piadas no Jantar Anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca, o comediante Stephen Colbert decidiu passar de bobo a peso-pesado. E o que supostamente seria um momento de risos e circo, foi um momento de tensão!
Atirou "chumbo" ao Presidente e à própria imprensa, de tal forma que a sua prestação não foi referida na imprensa, durante alguns dias... (aqui)
.
Mas, afinal, o que pretendo dizer?
Que apesar de tudo, Stephen Colbert, os EUA e o seu Presidente (embora com uma verdadeira azia!)deram um verdadeiro exemplo de Liberdade de Expressão.
.
.
Não há dúvida?!

08 maio 2006

Por Falar em Óptimos Profissionais!

Nas "machadadas" do post anterior, falava-se da ausência de óptimos e maus funcionários, nos diversos sectores.
Por tal, deixo aqui o registo de uma chamada telefónica de uma verdadeira e arrepiante profissional!
Aconselho vivamente a sua audição.


<br /></div>

    Não há dúvida?!

06 maio 2006

É Preciso Ter Lata!


Já basta de tanta intoxicação!
Estou cansado, saturado e indignado de ser tratado como um débil mental.
A nossa classe política insiste em maltratar o povo português.
.
Depois de ouvir Victor Constâncio anunciar repetida e veementemente a necessidade de todos nós realizarmos sacrifícios, apesar dele continuar a auferir um vencimento superior ao do responsável máximo pela Reserva Federal dos EUA, Cavaco Silva, durante o seu discurso do 25 de Abril, referir que se deve pugnar por diminuir as injustiças e clivagens sociais, apesar de acumular reformas, entre muitos outros episódios, aparece, agora, o "petiz" (entenda-se Marques Mendes) a afirmar que as directas do PSD (eleições), que venceu como candidato único e apenas com cerca de 30% de votantes, revelam a vitalidade do seu partido!
Será que alguém ainda "leva esta gente a sério"?
.
Não há dúvida?!

Aparecer Sem Avisar Não É De Bom Tom

Ex-director da PJ combinou com Rio buscas à câmara.

Ficcionando. Ou não.

-Está sim, boa tarde, Câmara Municipal do Porto.
-Boa tarde. Desejava falar com o presidente.
-Com certeza e quem devo anunciar?
-PJ.
-Só um momento, por favor, vou ver se o senhor presidente está disponível.
Passados dois minutos a ouvir a banda sonora de O Padrinho:
-Boa tarde, fala Rui Rio.
-Boa tarde, sr. presidente, como está? E a família, tá boa?
-Está tudo bem, muito obrigado, sr. director. E o que o traz aqui?
-Colaboração institucional, sr. presidente.
-Ah, claro, temos de ser uns para os outros. E qual é o assunto? Desculpe-me, sr. director, mas estou aqui a meio de uma reunião para ver qual o próximo local histórico e com árvores centenárias a abater e isto está complicado...
-Muito bem, Sr.presidente, vou direitinho ao assunto. É que nós estávamos a pensar fazer aí uma busca para a semana. Dá-lhe jeito?
-Para semana...só se for na sexta-feira. É que isto está uma desarrumação e assim dava-nos tempo para limpar os gabinetes e arrumar a papelada.
-Pronto, então está combinado.
-Olhe, já agora, a busca diz respeito a que processo?
-Apito dourado.
-Tá bem, Sr.director. Então sexta cá o espero.Cumprimentos aí para o pessoal.
-Boa tarde, Sr.presidente e cumprimentos para a família.


Assim, também se percebe por que Fátima Felgueiras apanhou aquele avião a tempo para o Brasil.
Colaboração institucional.


Não há dúvida?!

05 maio 2006

desAmor em Tempos de Cólera


Epidemia de cólera em Angola já matou mais de 1000 pessoas em três meses.

E o que fez José Eduardo dos Santos e a sua pandilha? Ou melhor, o que não fez?

Logo no início do surto, Portugal disponibilizou ajuda técnica, medicamentos e vacinas.
Angola recusou. Tratamos disto sozinhos.

Passaram-se três meses, morreram mais de mil e a epidemia alastra. O governo angolano disponibiliza agora 5 milhões de dólares para combater a doença. Angola continua a prescindir da ajuda médica portuguesa.

É óbvio que Angola não tem meios para combater a epidemia. Mas terá sempre a desculpa das consequências da guerra para deixar arrastar a situação, recusar ajuda e ir sacrificando a população.
Em nome de quê?
Por pura pose política de um país rico (em recursos naturais e em bens do presidente e família) com uma população paupérrima?!
Por vergonha, complexo do colonizado e o fantasma do colonizador?!

Enquanto isso, a cólera mata... os pobres.

Não há dúvida?!


04 maio 2006

O Abismo

Afastado há uns dias destas andanças - por questões de trabalho, tenho vindo a acompanhar a cadência informativa do Governo. Pelas informações veículadas, caros concidadãos, podemos ficar todos descansados quanto a uma coisa: apesar da situação económica do País ser complicada, não só temos uma luz ao fundo do túnel como os elementos do Governo nos têm presenteado com medidas "revolucionárias" de alto quilate.

Quanto às Finanças Públicas - apesar de 3 (!!!) relatórios nos arrasarem, existe um caminho. No que concerne à Segurança Social, a revolução em marcha vai assegurar as reformas até, pelo menos, 2050. A Administração Interna vai distribuir novas armas à Polícia e a GNR vai combater incêndios. Pela rádio, com pompa e circunstância, ficámos a saber que 97% dos professores foram colocados. O Ministério dos Negócios Estrangeiros apoia, logo que esgotados os "mecanismos legais", uma intervenção militar no Irão. O Ministério das Obras Públicas vai implementar um "sistema inovador" de remuneração de gestores de empresas públicas.

Resumindo, Portugal não pára e a marcha, dentro em breve, vai tornar este cantinho à beira-mar plantado uma potência Europeia, quiçá Mundial. Estou descansado...

Não há Dúvida?!

02 maio 2006

Nasci na Europa... Que Sorte!

Eu, realmente, tenho mesmo muita sorte: nasci na Europa democrática e livre, berço do Mundo Ocidental e "civilizado", apesar de ter sido num país em que ainda tive de suportar as agruras do fascismo, ainda que, felizmente, por um curto espaço de tempo.
A comparação que vou fazer dirá respeito a alguns continentes/regiões e partirá da altura do "fim da história" (leia-se Fukuyama e o fim do Bloco de Leste, e digo de Leste porque eles nunca foram comunistas, ou de esquerda) que, por já ter ocorrido há 16 anos, entendo ser um espaço de tempo necessário para que os "bons" tivessem tempo para "regularizar" as más acções dos Papões.
De facto, se tivesse tido o azar de ser um terráqueo da Freguesia África tinha de ter suportado todo um conjunto de ditaduras sociais e económicas que, por serem ricas, logo tiveram o apoio económico dos "Donos do Mundo" que, alicerçados numa justa e coerente concepção da democracia, rapidamente estabeleceram prioridades, concedendo grandes regalias aos déspotas para que os deixassem fazer negócio: uma espécie de nacionalizações por contrato: tu deixas quem me paga as Campanhas Eleitorais explorar livremente o que é do teu País e do teu Povo e eu ajudo-te a explorares livremente o teu Povo, espoliando-o das riquezas da sua Terra; E o povo é pobre e iletrado e morre com doenças inacreditáveis!
Se, por outro lado, tivesse nascido na Freguesia Ásia, estaria agora a assistir, em vários pontos, à substituição do que era mau por algo igualmente mau, se não pior: este já não vai com o dinheiro, (ou nós precisamos de mais e com maiores garantias), então há que fazer uma farsa: mantemos os habituais (longa lista de democracias como a Arábia Saudita, p.ex.) e vamos colocar quem nos dá maiores certezas; E o Povo morre com Bombas e Doenças inacreditáveies.
Se nascesse na Freguesia América do Sul de certeza que vivia muito pior do que como Europeu pelos mesmos motivos atrás elencados, mas o meu sorriso seria maior do que é actualmente: Este foi o Continente onde as "Experiências" ""Democráticas"" da Super-Potência mais se fizeram sentir: nenhum outro continente da Terra teve tantos e com tanto sucesso patrocínios para Democracias Fascistas - Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Venezuela, etc; O que é engraçado é que neste Continente renasce a esparança dos Povos que, com a possibilidade do Voto verdadeiramente livre, escolheram o Progresso, e não a Exploração. Por isso há tanta gente a roer-se com o que se passa com Morales e Chávez: querem que os seus Países sejam donos e senhores das riquezas que possuem (claro que é o Petróleo) e, até prova em contrário, em benefício do seu Povo e não das Multinacionais a soldo da "super-potência". E isto é criticado por alguns que, presumo, devem achar correcta a actuação de Multinacionais do Medicamento que patenteiam Plantas nascidas no Planeta Terra como se delas fossem proprietárias.
Hoje sou Europeu, mas também sou muito Venezuelano e Boliviano e Chileno.

Não há dúvida?!

Perceber o mundo ao contrário!

Inclusão ou exclusão?
Que sociedade proporcionamos aos deficientes?
Será uma sociedade pseudo-inclusiva?


Para ver vídeo clicar aqui.


Não há dúvida?!