12 dezembro 2005

Em Prol da Coerência

Agora que a poeira parece assentar, sinto uma enorme necessidade de abordar o caso do menino lindo que, um belo dia, deixou a Madeira para, com escala em Lisboa, rumar ao estádio, onde George "o Melhor" espalhou classe e, também, se espalhou redondamente:

Noite Europeia! Depois de um jogo menos conseguido e com um estádio inteiro de compatriotas a assobiá-lo e chacoteá-lo, Cristiano Ronaldo Aveiro teve o desplante de dar a conhecer a todos os presentes o vizinho direito do seu indicador, como resposta às provocações de que era alvo! Ainda por cima, no estádio da Luz!!!...
Como seria de esperar, todo aquele que é um verdadeiro patriota sentiu-se indignado e ofendido: o "nosso menino" acabara de cometer um crime lesa-pátria (atingiu seriamente e com danos irreversíveis a maior instituição nacional). Consequentemente, foi severamente punido em todas as conversas de café, artigos dos jornais e pelo próprio Presidente da Federação Portuguesa de Futebol que, curiosamente, viera a Terreiro do Paço pôr as mãos no fogo pelo "menino", no caso das violações, ainda antes de se averiguar a verdade e deste ser interrogado pela polícia.
Na verdade, uma personalidade tão mediática e adorada, sobretudo por adolescentes, devia ser bastante mais comedida.

Entretanto, recuei um pouco no tempo e verifiquei que, um destes dias, um jogador equipado de vermelho e branco, com uma águia ao peito e as cinco quinas na manga, depois de sofrer mais um golo em Braga, decidiu presentear os seus adversários (mas colegas de profissão) com um gesto insinuoso e ofensivo (afinal, os jogadores do S.C. de Braga estavam a minorar os campeões, porque tinham "mandado para a veia" - estava tudo explicado!)
Curiosamente, neste caso, os maus da fita foram os dirigentes do F.C. do Porto, pois queixaram-se à liga (grandes queixinhas! Não viram que o "pobrezinho", apenas, tinha reagido a quente a um golo que ditava uma derrota).

Afinal, como é? - perguntei-me - O menino dos prémios MTV também não é uma figura pública com responsabilidades? Vamos começar a insinuar métodos menos ilícitos por parte de todos os que nos levam a melhor, mesmo sem nos provocarem?

Fez-se luz: Afinal, o Cristiano Ronaldo reage sempre a sangue frio...
Não Há Dúvida?!