06 fevereiro 2007

O Tigre

A imagem de Sócrates, em debate ou em actos de propaganda oficial, transmite segurança, determinação, uma personalidade vincada. É essencial.
Além disso, Sócrates tem boa apresentação e cultiva um estilo, digamos, vigoroso.
É um homem atlético. Gosta de praticar jogging e, sobretudo, gosta que o vejam a praticá-lo. Aposto que come muitos cereais com ómega -3, bebe sumos de laranja naturais e leite, só do magro. No seu gabinete, guardará um tapete rolante e, por vezes, encomendará umas comidas vegetarianas.
A bebida de eleição será a água. Marca? Não sei. Mas isso diria muito acerca da sua pessoa.
Sócrates trata-se. Vê-se. Faz exfoliações e utiliza cremes hidratantes caríssimos enriquecidos com Q-10. Provavelmente, faz sessões de Pilates.
Fuma. Mas isso mostra que não é um extraterrestre, higieno-fundamentalista e dieto-xiita.
É um homem moderno, amante das novas tecnologias. Não será por acaso que o teleponto está para Sócrates, assim como a tromba está para o elefante. Uma probóscide fundamental, no caso de Sócrates, para a sobrevivência do político.
Sócrates é um tigre. Feroz no debate, calculista nos timings de ataque, nervoso se cutucado e contrariado. Mira as jugulares e… é simplex.
Sócrates é um tigre. Um macho Alfa. Dominador e autoritário (mas não que baste para ser um Salazar). Essencial ao progresso e, em simultâneo, potencialmente perigoso.
A imagem construída por muita agência resgatada para o efeito e com os bons desempenhos do actor pode, no entanto, começar a despedaçar-se. O que parecia de pedra e cal pode revelar-se estuque de fraca qualidade.
Porque há um erro que não se pode cometer, pelo menos, tão descaradamente, que é defender algo e o seu contrário.
Sócrates, por cá, apregoa e acena-nos, benfazejo, com o virtuoso Modelo Finlandês, ao mesmo tempo que lá fora defendeu o nosso miserável modelo chinês.
E, terminando, uma simples, frívola e corriqueira apreciação que mostra como o primeiro-ministro pode envergar, com naturalidade, dois rivais. Sócrates tanto corre com Nike, como com Adidas. E isso não pode ser.



Será um tigre de papel?

Não há dúvida?!

4 Comments:

At quarta-feira, fevereiro 07, 2007 11:40:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Gostei muito, cara amiga.
Assim não dá!

 
At quarta-feira, fevereiro 07, 2007 11:53:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

dama ou tigre?

 
At quinta-feira, fevereiro 08, 2007 1:44:00 da tarde, Blogger Aquela que escreveu said...

digam o que disserem, á muito tempo que não se vê um Tigre desta qualidade no governo...

ah, e quanto ao clip do David Fonseca, este homem até consegue fazer com que as musicas do quim barreiros sejam boas, quando cantadas por ele...

 
At domingo, fevereiro 11, 2007 9:36:00 da tarde, Blogger The one you know said...

Não é um tigre, é outro xerne!

 

Enviar um comentário

<< Home