O Guarda-Chuva
Os Bancos dão lucros fabulosos aos seus accionistas. Os Bancos têm participações em quase tudo o que é "empresa estratégica". Os Bancos vendem dinheiro, relógios, televisões, viagens, jóias, medalhas e tudo o que lhes possa originar "mais-valias" ou que permita "alavancagens". É a economia no seu estado mais puro, dizem.
A única evidência é a de que, por várias razões, não podemos viver sem eles. A triste realidade, digo eu.
Em quase todas as cidades deste País foram os Bancos os principais "motivadores" da expeculação imobiliária. Numa primeira fase, comprando tudo o que era interessante em termos de localização de agências. Compravam e não regateavam. Tudo à volta era "valorizado", ficando todas as rendas e preços "actualizados". Com as aquisições e fusões que se seguiram, surgiram fenómenos como terem - na mesma rua ou área, 4 e 5 agências. Hoje, algumas delas desactivadas e, consequentemente, espaços devolutos.
Ainda no capítulo anterior, um outro fenómeno interessante. Os Bancos financiam as empresas de construção civil para erguerem prédios e casas. Por outro lado, financiam as famílias que compram os apartamentos e moradias. Resumindo, um bom negócio - com duas vertentes. O curioso é que, em Portugal, actualmente se encontram licenciadas 30 milhões de habitações...tendo uma população de pouco mais de 10 milhões...
No que diz respeito ao endividamento das famílias, é certo que só "compra" quem quer. Convenhamos que com tantas "facilidades" apregoadas é díficil resistir... Neste momento, a taxa de endividamento das famílias portuguesas é de mais de 130%. Resumindo, quem manda em muitas famílias não é o "chefe", mas sim o Banco.
Até aqui, independentemente de gostarmos ou não, só recorre à banca quem quer. É verdade. O que já não pode ser verdade é que há Bancos que estão a recusar a abertura de contas a pessoas, pelo simples facto de estarem desempregadas, por exemplo.
Como dizia um Professor meu, o Banco dá um guarda-chuva quando faz sol. Quando começa a chover, tira-o...
Não há Dúvida?!
P.S. - Nada me move contra os Bancos. Eles são apenas uma parcela do sistema...
11 Comments:
Caro Ticaio,
Não sei, mas temo uma contra-ofensiva do Licor Beirão...aguardo.
PS - Excelente análise.
no meu tempo a usura era proibida pelo papa e agora até o espírito santo tem um banco. com a conivênciados dos palhaços que nos governam desde há muito, pagam apenas 13% de imposto quando qualquer empresa paga cerca de 25%. isto fora os perdões fiscais de mais valias e muitas outras tropelias que por aí se cometem (sempre respeitando o princípio da legalidade,claro!) que esta gente não é parva. dentro da legalidade está também a nomeação do actual director geral dos impostos, alto quadro do BES. É Obra!
mas nós merecemos! quem aguentou 50 anos o botas de santa comba aguenta qualquer coisa. e eles sabem-no!
burro fui eu em ter dado aos pobres a fazenda de meu pai. se fosse agora montava banca.
francisco de assis
e, caro ricardo, eu não lhes chamaria APENAS a parcela. eles são A parcela.
Quando em crise, quem lucra????
e depois a pouca vergonha que é este país: eles saem dos bancos para ir para o governo e do governo para ir para os bancos. é fartar vilanagem que o rebanho é manso.
Começo a gostar deste francisco de assis!
Ps - Caro amigo, se não me engano, o Paulo Macedo não veio do BES, mas sim do Millenium.
130%? Meu Deus. É um número assustador. O que é ainda mais assustador é não encontrar uma solução para enverter o problema.
Geralmente, quem está à frente do leme não gosta de o abandonar.Mesmo que o barco esteja em rota de colisão.Talvez seja este um dos problemas deste Portugal.
Fica bem
Meus amigos
andamos todos a crédito e graças a isso temos a casa, o carro, as férias e mais umas quantas coisas...
Os bancos são entidades privadas que visam o lucro. Isto é a economia de mercado. Quem não acredita nela são os adeptos das nacionalizações.
O ex quadro do Bes é o Manuel Pinho, ministro da economia e inovação (há que ler o Avante com atenção!).
Há outra coisa que se chama responsabilidade social das empresas, e é isso sim que faz a diferença.
é verdade o dgci é bcp. o cara de foca é que é bes. mas bes ou bcp é tudo a mesma Obra.
e não cara sp, foi uma boa tentativa mas não, não leio avantes!, nunca li. eu é mais adiantes. mas se pensar um pouco não discordará de mim se lhe disser que no estado em que a sociedade se encontra quem se deve estar a rir é o tio Karl.
francisco de assis
Caro Francisco de Assis
o camarada Karl deve estar ranhoso de tanto chorar... é que há muitos que se masturbam pouco profissionalmente e de forma indecorosa com o socialismo (pergunte ao pepe ;)).
Quem se deve estar a rir é o tio Miguel Bakunine
Caro Psac,
O texto é apenas uma opinião pessoal sobre a Banca, se calhar generalizando em demasia, assumo. No entanto, procuro falar com conhecimento de causa e com factos.
Como sabes, a principal Avenida de Aveiro é um bom exemplo de tudo o que escrevi.
Quanto ao Licor, sei que ele não levará a mal esta minha opinião. Não temo nenhuma contra-ofensiva porque sei, apesar de não o conhecer pessoalmente, que o Licor é uma pessoa inteligente. Poderá não estar de acordo comigo,o que respeito, mas sinto que começam a ser demasiadas as evidências que uma "meia dúzia" de senhores são os "pastores" e querem fazer de todos nós os "carneiros". Essa é que é essa...
Looking for information and found it at this great site... Eagle jackets Topical+acyclovir
Looking for information and found it at this great site... Gmc 2500hd scale weight free sony handycam vision ccd-trv58 user manual Huge straight monster cocks for free Acura mvx 1995 honda civic 4 door body kits african holiday multi trip insurance 89 camry body kits Affordable phillips headset sports betting Rai plastic surgeons Ice shelves
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »
Enviar um comentário
<< Home