27 fevereiro 2006

O Guarda-Chuva

Os Bancos dão lucros fabulosos aos seus accionistas. Os Bancos têm participações em quase tudo o que é "empresa estratégica". Os Bancos vendem dinheiro, relógios, televisões, viagens, jóias, medalhas e tudo o que lhes possa originar "mais-valias" ou que permita "alavancagens". É a economia no seu estado mais puro, dizem.

A única evidência é a de que, por várias razões, não podemos viver sem eles. A triste realidade, digo eu.

Em quase todas as cidades deste País foram os Bancos os principais "motivadores" da expeculação imobiliária. Numa primeira fase, comprando tudo o que era interessante em termos de localização de agências. Compravam e não regateavam. Tudo à volta era "valorizado", ficando todas as rendas e preços "actualizados". Com as aquisições e fusões que se seguiram, surgiram fenómenos como terem - na mesma rua ou área, 4 e 5 agências. Hoje, algumas delas desactivadas e, consequentemente, espaços devolutos.

Ainda no capítulo anterior, um outro fenómeno interessante. Os Bancos financiam as empresas de construção civil para erguerem prédios e casas. Por outro lado, financiam as famílias que compram os apartamentos e moradias. Resumindo, um bom negócio - com duas vertentes. O curioso é que, em Portugal, actualmente se encontram licenciadas 30 milhões de habitações...tendo uma população de pouco mais de 10 milhões...

No que diz respeito ao endividamento das famílias, é certo que só "compra" quem quer. Convenhamos que com tantas "facilidades" apregoadas é díficil resistir... Neste momento, a taxa de endividamento das famílias portuguesas é de mais de 130%. Resumindo, quem manda em muitas famílias não é o "chefe", mas sim o Banco.

Até aqui, independentemente de gostarmos ou não, só recorre à banca quem quer. É verdade. O que já não pode ser verdade é que há Bancos que estão a recusar a abertura de contas a pessoas, pelo simples facto de estarem desempregadas, por exemplo.

Como dizia um Professor meu, o Banco dá um guarda-chuva quando faz sol. Quando começa a chover, tira-o...

Não há Dúvida?!

P.S. - Nada me move contra os Bancos. Eles são apenas uma parcela do sistema...

11 Comments:

At segunda-feira, fevereiro 27, 2006 4:26:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Caro Ticaio,

Não sei, mas temo uma contra-ofensiva do Licor Beirão...aguardo.

PS - Excelente análise.

 
At segunda-feira, fevereiro 27, 2006 5:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

no meu tempo a usura era proibida pelo papa e agora até o espírito santo tem um banco. com a conivênciados dos palhaços que nos governam desde há muito, pagam apenas 13% de imposto quando qualquer empresa paga cerca de 25%. isto fora os perdões fiscais de mais valias e muitas outras tropelias que por aí se cometem (sempre respeitando o princípio da legalidade,claro!) que esta gente não é parva. dentro da legalidade está também a nomeação do actual director geral dos impostos, alto quadro do BES. É Obra!
mas nós merecemos! quem aguentou 50 anos o botas de santa comba aguenta qualquer coisa. e eles sabem-no!

burro fui eu em ter dado aos pobres a fazenda de meu pai. se fosse agora montava banca.

francisco de assis

e, caro ricardo, eu não lhes chamaria APENAS a parcela. eles são A parcela.
Quando em crise, quem lucra????
e depois a pouca vergonha que é este país: eles saem dos bancos para ir para o governo e do governo para ir para os bancos. é fartar vilanagem que o rebanho é manso.

 
At segunda-feira, fevereiro 27, 2006 9:39:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Começo a gostar deste francisco de assis!

Ps - Caro amigo, se não me engano, o Paulo Macedo não veio do BES, mas sim do Millenium.

 
At segunda-feira, fevereiro 27, 2006 9:56:00 da tarde, Blogger Alien David Sousa said...

130%? Meu Deus. É um número assustador. O que é ainda mais assustador é não encontrar uma solução para enverter o problema.
Geralmente, quem está à frente do leme não gosta de o abandonar.Mesmo que o barco esteja em rota de colisão.Talvez seja este um dos problemas deste Portugal.

Fica bem

 
At segunda-feira, fevereiro 27, 2006 11:17:00 da tarde, Blogger SP said...

Meus amigos

andamos todos a crédito e graças a isso temos a casa, o carro, as férias e mais umas quantas coisas...
Os bancos são entidades privadas que visam o lucro. Isto é a economia de mercado. Quem não acredita nela são os adeptos das nacionalizações.
O ex quadro do Bes é o Manuel Pinho, ministro da economia e inovação (há que ler o Avante com atenção!).
Há outra coisa que se chama responsabilidade social das empresas, e é isso sim que faz a diferença.

 
At terça-feira, fevereiro 28, 2006 1:03:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

é verdade o dgci é bcp. o cara de foca é que é bes. mas bes ou bcp é tudo a mesma Obra.
e não cara sp, foi uma boa tentativa mas não, não leio avantes!, nunca li. eu é mais adiantes. mas se pensar um pouco não discordará de mim se lhe disser que no estado em que a sociedade se encontra quem se deve estar a rir é o tio Karl.

francisco de assis

 
At terça-feira, fevereiro 28, 2006 11:09:00 da manhã, Blogger SP said...

Caro Francisco de Assis

o camarada Karl deve estar ranhoso de tanto chorar... é que há muitos que se masturbam pouco profissionalmente e de forma indecorosa com o socialismo (pergunte ao pepe ;)).
Quem se deve estar a rir é o tio Miguel Bakunine

 
At terça-feira, fevereiro 28, 2006 1:51:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Caro Psac,

O texto é apenas uma opinião pessoal sobre a Banca, se calhar generalizando em demasia, assumo. No entanto, procuro falar com conhecimento de causa e com factos.

Como sabes, a principal Avenida de Aveiro é um bom exemplo de tudo o que escrevi.

Quanto ao Licor, sei que ele não levará a mal esta minha opinião. Não temo nenhuma contra-ofensiva porque sei, apesar de não o conhecer pessoalmente, que o Licor é uma pessoa inteligente. Poderá não estar de acordo comigo,o que respeito, mas sinto que começam a ser demasiadas as evidências que uma "meia dúzia" de senhores são os "pastores" e querem fazer de todos nós os "carneiros". Essa é que é essa...

 
At sexta-feira, fevereiro 23, 2007 12:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Eagle jackets Topical+acyclovir

 
At sexta-feira, março 02, 2007 4:27:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Gmc 2500hd scale weight free sony handycam vision ccd-trv58 user manual Huge straight monster cocks for free Acura mvx 1995 honda civic 4 door body kits african holiday multi trip insurance 89 camry body kits Affordable phillips headset sports betting Rai plastic surgeons Ice shelves

 
At domingo, março 04, 2007 7:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

 

Enviar um comentário

<< Home