27 março 2006

400 medidas + Uma

Hoje são lançadas, pelo governo, 400 medidas para a desburocratização da Administração Pública.
É de louvar e aplaudir este combate contra a papelada... e o nosso país afoga-se em papelada. Também se afoga em incompetência, mas como a papelada e a incompetência andam de braço dado, se se acabar com uma delas pode ser que a outra comece a definhar. Pode ser...
Sugiro apenas mais uma medida que, a meu ver, e por constatação da realidade, ajudaria, a par das 400 medidas, a combater a inércia e a aumentar a produtividade dos serviços:
-Acabaram-se os cafezinhos de uma hora na pastelaria da esquina.


Não há dúvida?!

34 Comments:

At segunda-feira, março 27, 2006 12:38:00 da tarde, Blogger Unknown said...

1ª Medida - Despedir todos os funcionários públicos malandros, lentos, mal educados, que não façam a mínima ideia do que estão ali a fazer, que mostrem mau modo e que não nos ajudem a preencher a papelada!!!

Isto é que era uma coisa de valor!

Saudações!

 
At segunda-feira, março 27, 2006 1:23:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Cara Sp,

Nem tudo o que parece é... Destes e dos outros que por lá passaram não vamos ficar com grandes recordações... Lhe garanto...

 
At segunda-feira, março 27, 2006 2:42:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Quer dizer que a minha amiga concorda que, pelo menos, os "cafezinhos" passem de 1 hora para 59 minutos! ehehehe

Na escola onde estive o ano passado, ES da Meda, os meus cafezinhos demoravam 4 horas, pois tinha que esperar das 17 (ensino diurno) até às 21h (ensino nocturno), para leccionar. Suponho que estes não contem! Estava a ser um funcionário exemplar, "queimando" tempo em prol da pátria!!!

 
At segunda-feira, março 27, 2006 3:16:00 da tarde, Blogger SP said...

Meu caro amigo psac

a administração pública trabalha das 9 às 5 e, pelo meio, faz imensas pausas para cafezinhos e torradas (repare quem frequenta o Fórum a meio da manhã...estão lá a tratar de assuntos prementes aqueles seres do Centro de Emprego, não estão? e olhe que são os seus impostos que lhes pagam os ordenados)e conversas que versam temas profissionais e de real interesse para o atendimento e eficácia dos serviços: desde o futebol à novela das 8, enquanto o utente espera, desespera e tem de gramar com aquela conversa toda. E com sorte no dia seguinte acaba de resolver o assunto porque, "está a ver, tá na horinha, volte amanhã".
A situação que descreve também já me aconteceu a mim, mas não me parece que se enquadre na "pausa para o café". Parece-me que tem mais a ver com professores deslocados e grandes secas nos cafés centrais de Portugal profundo.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 3:19:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Caro Psac,

Tu esperavas pela hora para trabalhar. Muitos dos funcionários públicos que conheço, quando entram, já estão a pensar na hora de saída. Produtividade? Só para alguns...

Quanto ao sector privado, nem vale a pena falar. Esses porcos capitalistas... Há que pagar e não bufar...

Alguém sabe o que é necessário para se emigrar para a Noruega?

 
At segunda-feira, março 27, 2006 3:23:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Quanto à pretensa dinâmica deste governo, deve ser como a da regionalização. Votei contra no referendo. Pelos vistos não contou, porque vão fazê-la na mesma... Este é o respeito que a pesudo-elite tem pelo "povo", a sua "opinião" e pela "democracia"...

Alguém sabe o número de telefone da Embaixada da Noruega?

 
At segunda-feira, março 27, 2006 3:23:00 da tarde, Blogger SP said...

Casacos de penas, gorros e cachecóis, muita resistência ao frio e à falta de sol.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 3:28:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

eheheheheheheheh

 
At segunda-feira, março 27, 2006 4:02:00 da tarde, Blogger Unknown said...

A Taberna dos Inconformados já abriu! Venha tomar um copo connosco e também mostrar-nos as suas ideias e opiniões!

Saudações!

 
At segunda-feira, março 27, 2006 4:58:00 da tarde, Blogger pedro oliveira said...

Os professores, também, são funcionários públicos, ou não?

 
At segunda-feira, março 27, 2006 7:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Chego atrasada, eu sei. Só agora dei pela existência deste blog. Não admira, iniciei a minha aventura pela blogosfera há poucas horas !!!! Daí que comece por perguntar: o psac74 tem alguma coisa a ver com o licor beirão ou o tipo stressado? Pergunto, perdoem-me, porque o blog naohaduvida surge em ambos…. Desculpem a minha ignorância, mas se me explicarem pode ser que eu consiga entender...

 
At segunda-feira, março 27, 2006 9:36:00 da tarde, Blogger SP said...

eu explico-lhe, cara asna, são irmãos, naohaduvida é o apelido.
Está perdoada.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 9:53:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

ó SP queres acabar com o negócio da pastelaria?

 
At segunda-feira, março 27, 2006 9:59:00 da tarde, Blogger SP said...

caro antónio

eu sei que o funcionalismo público é mais bolos, mas...já enjoa.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 10:15:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como? não entendi. Explique-me, p.f., como se eu fosse muito, muito asna.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 10:24:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpem-me, ainda agora vos descobri e já estou na galhofa....
Mas, .... querem que fale de quê???
da desburocratização?? não posso falar do que nao sei, não entendo,a não ser que me esforçe muito, muito, muito... Deixem-me cá ver...
Prometo que assim que consiga copiar uma ideia sobre este tema, virei aqui debitá-la.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:06:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

cara asna:

já que falou em ir copiar ideias e debitá-las aqui, lembrei-me do meu dicionário Houaiss

asna- fêmea do jumento; burra; peça triangular de madeira ou ferro que se dispõe na parte superior das edificações para sustentar o telhado; peça de segunda ou de terceira ordem em forma de V invertido com as pernas bem abertas, lembrando a armação do telhado.
não há dúvida?!

cumprimentos

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:34:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porra, fiquei impressionada com a definição de asna. Ignorava que tivesse tanta qualidade/utilidade. Mas tb não admira, ignoro quase tudo e todos….. De qq forma fico-lhe mto agradecida amigo licor beirão. Posso tratá-lo por amigo? Olhe, e se não for pedir muito, onde se compra um dicionário igual àquele que acabou de falar?
Vem traduzido em Português ou traz legendagem?


Ao nosso amigo Ricardo: não quero que lhe falte nada. Ouvi a sua prece e corri a atende-la. Ora aqui vai: Rua Reboleira 7 – Porto telef. 222 080 061.
Mas não vá agora, espere até amanhacer porque eles só abrem às 10h.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:37:00 da tarde, Blogger Alien David Sousa said...

SP, acho que os cafézinhos duram mais do que uma hora.
Quanto às 400 medidas para a desburocratização da administração pública, 1/3 é só merda. Não me lembro em que Blog o li - não me digas que foi aqui? - mas algumas delas implicam o uso da Internet. O problema é que nem todas as casas têm computador, e nem todas as que têm computador têm internet.
Enfim...vamos lá a ver, mas deste PM não espero grande coisa.Uma coisa são IDEIAS, a outra é aplicar essas mesmas ideias na práctica. Pelo que tenho lido e ouvido...não sei não.
Fica bem

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:39:00 da tarde, Blogger Alien David Sousa said...

Esqueci-me de acrescentar:
SIM! HÁ DÚVIDAS!

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Querido psac74, a ES da Meda é uma excelente escola. E se tinha dito, falavamos com os nossos amigos do Centro de Emprego, à hora do cafézinho no Forum, e arranjavamos-lhe outro horário. Devem ter laborado em erro. De facto, não se compreende que lhe tenham dado tanto tempo para jantar quando a outros só dão 50 minutos.

 
At segunda-feira, março 27, 2006 11:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ah, esqueci-me de dizer à sp qué é muito feio andar a ouvir as conversas dos SRs do Cento de Emprego. Já viu se eles deixam o futebol, as novelas e passam a outros assuntos mais intimos??

E, já agora, que faz a Senhora no Forum ao meio da manhã?

 
At terça-feira, março 28, 2006 12:26:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Porra, cancei-me de ler "merdas" sobre o funcionalismo público. Pergunto: nenhum de vós tem uma mãe, um irmão, um primo, um parente afastado, um amigo que seja, a trabalhar para o estado? E como é o desempenho profissional deles? Das duas uma: ou são execlentes profissionais, logo não podem meter tudo no mesmo saco, ou demoram uma hora no café e é obvio que, a confiar na opinião que aqui escrevem, vocês caiêm-lhes em cima todos os dias e não desistem enqtº não os convencerem que são parasitas??????

 
At terça-feira, março 28, 2006 12:29:00 da manhã, Blogger Belzebu said...

Apesar de não ser accionista da Delta acho que há aqui matéria para avançar com um processo! Dentro de +- 20 anos aguarde a resposta!

Saudações diabólicas!

eheheheheh!

 
At terça-feira, março 28, 2006 1:01:00 da manhã, Blogger psac74 said...

Cara asna,

Para quem se iniciou no mundo bloguista, devo dizer-lhe que está cheia de pujança!
Em relação à escola da Meda, devo dizer-lhe que foi das melhores onde trabalhei (não, não foi por ter aquele tempo todo para jantar, pois como deve imaginar, não era do meu agrado, uma vez que estava a 80 Km de casa). Entendo que é dirigida com bastante profissionalismo.
Já no que diz respeito ao funcionalismo público, como deve ter reparado, faço parte dele e não concordo, quando se metem todos no mesmo saco!

Volte sempre

 
At terça-feira, março 28, 2006 1:20:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois, é pujança de iniciante. Fique descansado, isto passa-me. Quanto à sua profissão, considero-a a mais nobre delas todas. Por mais autodidacta que eu pudesse ser, jamais conseguiria estar aqui a escrever-lhe se não me tivessem ensinado. Pena é que, neste país, não sejam devidamente reconhecidos e valorizados. Mas permita-me também que lhe diga: a valorização constrói-se, ou deveria iníciar-se, dentro da própria classe.
Continue um bom profissional, s´+o assim tem legitimidade para criticar.

 
At terça-feira, março 28, 2006 1:29:00 da manhã, Blogger psac74 said...

Amiga Asna (espero poder tratá-la assim),

Espero que essa pujança não passe. Como lhe disse é sempre bem-vinda!

Obrigado pela forma como encara a minha profissão, nem todos a vêem da mesma forma!
Infelizmente, há razões para tal (muitas mesmo: desde alguns (a)profissionais que deambulam pelas escolas, passando pelo próprio Ministério que decidiu expor os professores ao ridículo, etc, etc, etc)...mas o País vai pagar caro!

Uma boa noite
Mais uma vez: volte sempre!

 
At terça-feira, março 28, 2006 7:42:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parece-me que a asna é funcionária pública ... e para funcionária pública adapatou-se num instante às tecnologias da informação ;)

 
At terça-feira, março 28, 2006 7:45:00 da manhã, Blogger SP said...

o comentário anterior é meu. As tecnologias da informação pregaram-me uma partida e lançaram-me no anonimato.

 
At terça-feira, março 28, 2006 9:25:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Cara Sp,

Não será uma das medidas do Governo...pode ser para desburocratizar, quem sabe?


Cara Asna,

Obrigado pela informação...Vou começar com as minhas aulinhas, pelo sim pelo não...

Cumprimentos,

 
At terça-feira, março 28, 2006 9:27:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Uma das medidas inteligentes...

Para tirar a licença de uso e porte de arma deixa de ser necessária a apresentação de cadastro criminal...Brilhante!!!

Cumprimentos,

 
At terça-feira, março 28, 2006 12:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Queridos amigos(sp e irmãos não há duvida?), terei muito gosto em vos responder, mas mais logo. Quando estiver refastelada no conforto do meu lar.

Por ora, é tempo de labuta porque não sou, com pena minha, funcionária pública. Ah, mas ainda tenho tempo para o meu habitual cafézinho no Forum.

Quanto às medidas de desburocratização? Confesso que ainda não tive tempo para ler o documento. A seu tempo pronunciar-me-ei, prometo.

Até mais logo.

 
At terça-feira, março 28, 2006 1:13:00 da tarde, Blogger SP said...

ó psac liga lá o messenger

 
At quinta-feira, março 30, 2006 4:35:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quando prometo gosto de cumprir. Quando não consigo cumpriir gosto de explicar porque. E no caso é porque não tenho tido tempo.

A amiga sp tinha razão: isto de ser funcionária pública dá cá uma trabalheira...., nem lhes conto!!!
A adaptação deve-se às aulinhas de formação que me obrigam a ter. que posso fazer?? se me recuso pregam-me com processo disciplinar e lá terei de emigrar na companhia do ricardo para a holanda.

Amigo Ricardo:
Tenho aqui por perto as páginas amarelas. Portanto, mande sempre.
Quanto ao registo criminal, deixe-me só dizer-lhe que continua a ser obrigatório a sua junção para a consequente apreciação do pedido. Só que essa junção fica agora a cargo do estado.

Amigo psac80:
As opinões são mais ou menos como o Whiskh (aquele que agora não me recordo a marca): ou se têm ou não se têm. Não se agredecem.

Mas a esse respeito, e num dia que esteja mais bem disposta, menos cansada e mais inspirada para esgrimir argumentos, ainda trocaremos umas impressões sobre o funcionalismo público em geral e os professores em particular. ok?

Quanto ao país pagar caro...., espero que isso não constitua uma ameaça e se for que não seja corporativista, senão estamos perdidos.

Voltarei sempre.... que puder.

 

Enviar um comentário

<< Home