Alguém me explica o preço do combustível?
No tempo da outra senhora, procedeu-se à liberalização dos preços do combustível. Desde aí, foi ver os preços do mesmo a aumentar em catadupa!
Razão: o sucessivo aumento do preço do barril de crude...
.
Entretanto, o volume de negócios da GalpEnergia atingiu um valor recorde de 11.127 milhões de euros em 2005, mais 20 por cento em comparação com o ano precedente e Marques Gonçalves, presidente da Comissão Executiva da GalpEnergia, durante a apresentação de resultados da petrolífera, que registou um lucro recorde em 2005 de 442 milhões de euros, anunciou que Portugal será auto-suficiente em gasóleo em 2010. Isto devido aos bons resultados atingidos pelas prospecções em Angola e no Brasil (é de estranhar tanta competência!).
.
Além disso, o ano passado a Galp vendeu 1,8 milhões de barris de petróleo (uma subida de sete por cento face a 2004), tendo atingido um recorde de produção de 100 milhões de barris nos crudes processados. A Galp vendeu, por exemplo, 750 mil toneladas de gasolina aos Estados Unidos.
.
Será que estes resultados se devem à presença desse ilustre administrador nortenho, exemplo máximo daqueles que devem ser bem pagos, porque fazem parte dos bons, na GalpEnergia? Ou terá a ver com a miúda do gás?
.
Desconfio que nos andam a dar música!
.
.
Não há dúvida?!
Quem se lixa é o mexilhão!
11 Comments:
Deixa ver se percebo... Quando o barril do crude aumenta de preço, a gasolina sobe. Tem lógica. E quando o preço do barril não sobe e, ainda por cima, as petrolíferas têm lucros astronómicos, o preço da gasolina não desce. Haverá alguma cláusula naquilo da liberalização dos preços que diga "o preço só é liberalizado para cima"?
é a economia de mercado ... e o mercado português.
Normalmente, quando o preço de um produto aumenta, saem todos prejudicados: o produtor, o revendedor, o consumidor... Mas aqui não acontece nada disso.
Para mim tem a ver com a menina da bilha! Só pode!
Um abraço.
Caro Psac,
Trata-se, na minha modesta opinião, da Economia de Mercado no seu melhor...
O curioso é que temos um Governo, dito Socialista, que em nada alterou o status quo das empresas públicas ou com capital público.
O fartar vilanagem vai continuar...alegremente até ao abismo...
O resto, de facto, é música...
Abraço,
Caro psac:
Desafio-o a fazer a conta, simples, de dividir o lucro da Galp pelo nº de litros de combustível vendidos.
Sabe quanto dá? 0.00138125 cêntimos (microcêntimos neste caso).
Depois é preciso ver que a Galp não vende só combustível: também explora poços de petróleo para venda. Eles até explicam:
"O aumento das cotações dos produtos ditado pelos mercados internacionais criou um cenário favorável para a actividade da refinação, o que, com a melhor performance operacional de sempre das Refinarias de Sines e do Porto, gerou um acréscimo de margem bruta de 26 por cento face ao ano anterior;
• As cotações do crude nos mercados internacionais (16 usd/barril acima de 2004), que beneficiaram as vendas de petróleo bruto oriundo dos poços de Angola onde a Galp Energia detém participação;
• A mais valia de 48 milhões de euros obtida com a venda da concessionária de distribuição de gás natural Portgás;
• Os consumos mais elevados de gás natural nos sectores de geração eléctrica e industrial, bem como a continuação do crescimento na área da distribuição;"
A tudo isto se juntou a diminuição da dívida bancária.
Ora se a Galp dá lucro é bom: significa que não vamos ter de desembolsar mais dinheiro para tapar défices como os da CP.
Abraço,
Caro Licor,
O que eu seria sem si?! Só mesmo um Homem da alta finança para me explicar devidamente.
Aquele abraço
o JB tem razão.
foi a bilha da menina, perdão... a menina da bilha, que fez subir os lucros!
E nem essa é portuguesa, António! Tiveram de ir à Polónia buscar aquela bilha, digo, menina!
Só música!.. Baile e tudo. E nós a ver e a blogar.... Tudo de bom.
That's a great story. Waiting for more. » »
Very nice site! weekly prozac Volvo c70 aftermarket Celexa and ecstasy columbia cougar flats jacket
Enviar um comentário
<< Home