24 janeiro 2006

Eleições - mais um Balanço...

Surpreenderam-me brutalmente os resultados da eleição presidencial. Pensava que já me encontrava na melhor das Albânias de Enver Hoxa ou no maravilhoso Chile de Pinochet, ou no solarengo Iraque de Saddam. Questionar-se-ão dos motivos que me levaram a fazer este tipo de reflexão, uma vez que, pensa-se, a Democracia se encontra consolidada neste País. O motivo é simples: a dimensão das previsões da vitória de Cavaco, com valores acima dos 60%. Assim esperava no dia 22 uma hecatombe eleitoral da esquerda e, ao mesmo tempo, uma entronização do novo chefe com medidas tão sensatas como a mudança de todas as "Praças da República" deste país para uma designação mais de acordo com o que eram as expectativas de tais sondagens: "Praça Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, o bom" (medida que até impulsionaria o tecido empresarial de nível local, com novas placas, maiores e com custos ajustados e corrigidos - uma espécie de choque semi-tecnológico, uma vez que se tratam apenas de placas).
Curiosamente verifiquei que esta eleição foi por uma unha negra (1ª volta, bem entendido) e que a diferença (40.000 votos) foi inferior à verificada no grande combate esquerda-direita de 1986 (cerca de 100.000 votos, o equivalente na altura a encher o esgoto da Luz).
Se fossem tidos para o apuramento do vencedor maioritário os votos expressos de quem se preocupou em ir às urnas verifica-se que não há maioria de votantes, o que provoca o curioso efeito de um voto em branco ou nulo ser um voto Cavaco (o que, temos de admiti-lo, contraria a intenção do eleitor) e nem vou falar do facto de 2.700.000 nem sequer terem ido votar
Foi, assim, uma vitória, concerteza saborosa, mas que revelou que muito foi feito para que assim fosse. Não procurando desculpas, porque o Povo é soberano, é um facto que as sondagens à Coreia do Norte vieram beneficiar o vencedor. Os meus últimos dias de Campanha foram feitos a convencer eleitores a irem às urnas, tal era o estado de desânimo provocado por uma "morte" anunciada.
Cavaco ganhou como era de esperar. Não gostei e acho que é mau para o País ter alguém na Presidência com características "divinas". O Povo nem sempre tem a clarividência de escolher o melhor, porque não tem tempo para vislumbrar o longo prazo e gosta de se vingar no imediato.
Estou de luto pelo País. Eu por mim vou para Campo Maior procurar a reforma agrária que ligue Beja a esta localidade, contando, como espero, com o camarada psac 74.

6 Comments:

At terça-feira, janeiro 24, 2006 7:35:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Cara amiga,

Boa escolha!
Campo Maior é uma maravilha! Além disso, tem lá o Nabeiro exemplo de sucesso empresarial, sem explorar os que lhe ganham o pão (tem os trabalhadores consigo, divide lucros, dá condições, não inventa falências). Também temos a festa das flores - monumental.

PS - Já nos estou a ver de sachito às costas e cigarro "Kentucky", o verdadeiro mata-ratos, ao canto da boca.

 
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 12:54:00 da manhã, Blogger psac74 said...

Cara SP,

Num registo mais sério, posso afiançar-lhe que o mesmo se passou comigo. Esperava que o número de portugueses a votar Cavaco fosse muito superior.
Na verdade, só contam os que vão às urnas. E, nesse caso, pondo de parte os nulos e brancos, Cavaco teve a maioria (este é o resultado que, infelizmente, fica para a História).
Mas tenho a recompensa de poder, legitimamente, pensar que, ao contrário do que se propalava alto e bom som, só 1/3 (feitas as contas devidas) aprovaram a dita obra de Cavaco.
Mas, sem dúvida, que conseguiu o registo histórico de ser o primeiro Presidente eleito da Direita.

PS- Será que já telefonou ao Durão, ao Santana e ao Sócrates, para lhes agradecer?

Como é?! Vamos ou não fumar uns Kentucky's para Beja?
Além disso, o eumesmo já nos convidou para um Dom Perignon...

 
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:27:00 da manhã, Blogger SP said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:40:00 da manhã, Blogger SP said...

Caro Psac74,

Estas palavras são do Licor Beirão, mas eu compreendo esta distracção, o meu camarada, ainda está obnubilado com a euforia da direita.
Eu não me importo de ir fumar uns kentucky´s para Beja ou mesmo uns Português Suave, mas, claro, depois do Dom Perignon.

 
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:59:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gostei sobremaneira do esgoto da Luz....

 
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:20:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Peço imensa desculpa à SP e, sobretudo, ao Licor Beirão... Na verdade, o abalo desgraçou-me a retina!

 

Enviar um comentário

<< Home