20 janeiro 2006

Muito Breve História do Look e Ideologia

Há uns anos atrás, a esquerda - estalinistas, maoistas e trotskistas - era facilmente identificável. Fosse qual fosse a proveniência dos ditos, de origem humilde ou de famílias abastadas com bom nome na praça, havia uma imagem de marca, cultivada com rigor.
Todos queriam ser operários.
Os homens perpetuaram a barba até aos primeiros anos do pós - 25 de Abril, cabelos compridos, usavam camisa de flanela axadrezada, calças de ganga, casacos de cabedal preto e botas de operário/camponês. Gravatas nem vê-las. As mulheres excomungaram a maquilhagem e também se reconheciam pela matronice. Claro, todos andavam com o Marx debaixo do braço. Era o despojamento, a recusa da imagem em prol do intelecto.
No PCP essa imagem permaneceu sempre no seu líder "espiritual" (passo a contradição à ideologia marxista), sempre sem gravata e acompanhado da sua inseparável mariconera (que se tornou uma moda nos idos de 80).

Hoje, o líder do PCP, um ex-operário que já esteve na moda por força do trabalho, optou pelo fato e gravata. Este é o novo look - o look aburguesado, eles, de fato e gravata, bons relógios e elas, com tailleurs, cabelo arranjado, muitas loiras e com madeixas. Deixaram o anti-fashion e descobriram o bom gosto.

A outra esquerda, le gauche-caviar, o fato e gravata é preterido, em Bloco, em favor das camisolas e camisas Gant e Lacoste.
Ora, aqui é que não condiz a bota com a perdigota, isto é, o discurso com a indumentária.
Confesso que me impressiona ver o Louçã com o carimbo GANT USA.
É verdade que é uma das marcas mais contrafeitas e, nesse caso, poderiam alegar que estão a ajudar as minorias étnicas. Porém, surgem os problemas da fuga ao fisco e da economia paralela, o que vai justamente contra uma das bandeiras do BE. Posta de parte esta hipótese, resta-me engolir em seco quando vejo um bloquista a bater na América, envergando ao peito o símbolo USA.
Enfim, oximoros ideológicos.

Não há dúvida?!

2 Comments:

At sexta-feira, janeiro 20, 2006 11:12:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Cara SP,

É pena que o look tenha sofrido alterações. Temo que, no futuro, percamos gente bonita como a "camarada" Odete Santos!

 
At sábado, janeiro 21, 2006 8:45:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Cara SP,

Admiro a sua perspicácia e a pertinência dos seus comentários. Defeito, ao que julgo saber, só mesmo ser do Sporting...

Quanto à questão do Bloco de Esquerda, na minha modesta opinião, é todo ele contrafeito...

Cumprimentos,

 

Enviar um comentário

<< Home