Muito Breve História do Look e Ideologia
Há uns anos atrás, a esquerda - estalinistas, maoistas e trotskistas - era facilmente identificável. Fosse qual fosse a proveniência dos ditos, de origem humilde ou de famílias abastadas com bom nome na praça, havia uma imagem de marca, cultivada com rigor.
Todos queriam ser operários.
Todos queriam ser operários.
Os homens perpetuaram a barba até aos primeiros anos do pós - 25 de Abril, cabelos compridos, usavam camisa de flanela axadrezada, calças de ganga, casacos de cabedal preto e botas de operário/camponês. Gravatas nem vê-las. As mulheres excomungaram a maquilhagem e também se reconheciam pela matronice. Claro, todos andavam com o Marx debaixo do braço. Era o despojamento, a recusa da imagem em prol do intelecto.
No PCP essa imagem permaneceu sempre no seu líder "espiritual" (passo a contradição à ideologia marxista), sempre sem gravata e acompanhado da sua inseparável mariconera (que se tornou uma moda nos idos de 80).
No PCP essa imagem permaneceu sempre no seu líder "espiritual" (passo a contradição à ideologia marxista), sempre sem gravata e acompanhado da sua inseparável mariconera (que se tornou uma moda nos idos de 80).
Hoje, o líder do PCP, um ex-operário que já esteve na moda por força do trabalho, optou pelo fato e gravata. Este é o novo look - o look aburguesado, eles, de fato e gravata, bons relógios e elas, com tailleurs, cabelo arranjado, muitas loiras e com madeixas. Deixaram o anti-fashion e descobriram o bom gosto.
A outra esquerda, le gauche-caviar, o fato e gravata é preterido, em Bloco, em favor das camisolas e camisas Gant e Lacoste.
Ora, aqui é que não condiz a bota com a perdigota, isto é, o discurso com a indumentária.
Confesso que me impressiona ver o Louçã com o carimbo GANT USA.
É verdade que é uma das marcas mais contrafeitas e, nesse caso, poderiam alegar que estão a ajudar as minorias étnicas. Porém, surgem os problemas da fuga ao fisco e da economia paralela, o que vai justamente contra uma das bandeiras do BE. Posta de parte esta hipótese, resta-me engolir em seco quando vejo um bloquista a bater na América, envergando ao peito o símbolo USA.
Enfim, oximoros ideológicos.
Não há dúvida?!
2 Comments:
Cara SP,
É pena que o look tenha sofrido alterações. Temo que, no futuro, percamos gente bonita como a "camarada" Odete Santos!
Cara SP,
Admiro a sua perspicácia e a pertinência dos seus comentários. Defeito, ao que julgo saber, só mesmo ser do Sporting...
Quanto à questão do Bloco de Esquerda, na minha modesta opinião, é todo ele contrafeito...
Cumprimentos,
Enviar um comentário
<< Home