22 novembro 2006

Destrabalhar é uma Arte

Passei a manhã nas Finanças.
Parece que instalaram um novo sistema de atendimento todo catita. Um painel electrónico, tipo departures/arrivals mas sem voz off, onde a par de uns decretos-lei vão passando umas imagens bucólicas do nosso Portugal. Querem ver se nos distraem, estes!
Entretanto, esta não foi a única mudança.
Dantes era de forma mais descarada que por ali se coçavam e poliam esquinas porque na realidade estavam todos e, ao mesmo tempo, ninguém a atender. Cheguei mesmo a assistir à mais pitoresca cena burocrata. Nós, os infelizes, a olhar para uma montra onde por demasiado tempo cada funcionário se mantinha zeloso sentado na sua mesa correctamente decorada com o molho de papéis, o molho de clips e canetas e o computador. Não levantavam os olhos na nossa direcção. Nós, os infelizes, atrás de uma cortina de ferro.
Mas se dantes era assim, agora os infelizes munidos de senha na mão e sempre à coca no painel funcionam como elemento, ou melhor, partícula que exerce alguma pressão.
Todavia os espertalhões já encontraram forma de fazer a respectiva descompressão. Longe da vista, longe do coração. O que quer dizer que de tempos a tempos estão em serviço urgente nos arquivos.
Ah, claro, esta é para juntar àquela que, desde o aparecimento do computador em qualquer serviço, público ou não, é a demonstração infalível da ignorância, inoperância, do fizeram-borrada-mas-não-querem-assumir ou do simplesmente hoje-não-estou-para-me-chatear: são os eternos problemas do sistema informático.

Passei a manhã nas Finanças e, para acalmar, lembrava-me do O´Neil:

Quando o burocrata trabalha é pior do que quando destrabalha
Antes quero esperar que discuta a bola ou pedal que tem para discutir
com os destrabalhadores dos seus colegas
Antes quero esperar pelo "meu" burocrata
do que ter a desilusão de o ver trabalhar para mim mal eu chegue.


Não há dúvida?!

3 Comments:

At quarta-feira, novembro 22, 2006 10:01:00 da tarde, Blogger crt said...

ehehehehhe
Eu passei lá parte da tarde!! (minto, foram só 15 minutos e sem senha :-).
Da próxima vez avise, caramba, que vamos juntas e queimamos o tempo à conversa sobre o tempo, o Outono, o trânsito, etc, e já não precisa de recorrer ao O'Neil para se acalmar. :-)
Para mim tb foi uma surpresa aquele novo sistema e só me dei conta dele quando me dirigi à tesouraria e me pediram, aí, a respectiva senha. De imediato estranhei e foi, então, que vi os paineis catitas de que fala. Mas pergunto-lhe, tem a certeza que nos querem distrair? eu fiquei com uma sensação diferente: achei que eles estavam a meter água!!
Os poucos minutos que ali estive apenas vi imagens de mar, mar e mais mar...
Sai de lá a comentar com os meus botões que achava que era água a mais para um sítio que já por si costuma meter muita água ...

 
At quarta-feira, novembro 22, 2006 11:29:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Tenho que arranjar um tempinho, para ir às finanças contentar-me com as imagens do nosso "querido" Portugal!

 
At quinta-feira, novembro 23, 2006 12:02:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Vale a pena, meu Caro... Vale a pena!

 

Enviar um comentário

<< Home