12 janeiro 2006

Mamã Lurdinhas, a Santa Protectora dos Animais, digo, Professores!

Passando pelo sítio do Ministério da Educação, tive o privilégio de ler um artigo, presente no Boletim do Professor, relacionado com o concurso de professores (ano lectivo 2006/2007), onde "a páginas tantas" estava escrito:

"Mais de 50.000 professores (dos Quadros de Zona Pedagógica e contratados) ­- que até aqui eram obrigados a concorrer todos os anos e, na sua maior parte, a mudar de escola - terão agora a possibilidade de se fixarem por três anos e desenvolverem o seu trabalho e organizarem a sua vida em melhores condições de estabilidade."

Dei, então, por mim a pensar nos vocábulos "obrigados" e "possibilidade".
Não é que andava completamente distraído! Os professores eram obrigados (não fazia a mínima ideia, pensei que concorriam, apenas, os interessados!) a concorrer todos os anos e, agora, o Ministério dá a possibilidade dos professores estarem fora da sua família por três anos, o que lhes permite uma maior estabilidade e organizarem melhor a sua vida profissional e familiar (presumo eu) - talvez, como neste caso, a mulher na Beira Alta, com a filha de um ano, e o marido, no Algarve, nos Açores ou em sítio nenhum, com o filho de cinco anos (isto por três anos).

Então, caros docentes, é imperativo agradecer em uníssono: Muito obrigado, Reverendíssima Sra. Ministra, pela possibilidade!!!

.

Não há dúvida?!

.

PS - A propósito do título, atenção que não considero os professores uns animais, contudo considero que alguém os anda a tratar como tal...

12 Comments:

At sexta-feira, janeiro 13, 2006 9:14:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

A Senhora da fotografia é Ministra?

Parece a D. Lurdes, a cabeleireira da minha aldeia...

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 1:36:00 da tarde, Blogger SP said...

"Quantos professores de Português não gostariam de ir à escola de 1º ciclo ler poesia ou fazer umas graças?.."
Abençoada seja, Sra. ministra, a senhora lê-nos o pensamento! Espere lá um bocadinho que eu vou ali buscar o nariz de palhaço e o Camões para me fazer à estrada.
Era preciso uma ministra assim, desempoeirada das ideias, que considera a escola, uma tenda de circo e os professores, os artistas que vão fazendo uns números, mesmo que os domadores tenham que substituir os trapezistas. E como se sabe a vida de circo é uma vida de nómada.
Por isso, meus queridos professores, comprem uma roulotte.

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 4:00:00 da tarde, Blogger JB said...

A senhora trocou o sítio das palavras. Vê lá se assim não faz mais sentido:
"(...)que até aqui tinham a POSSIBILIDADE de concorrer todos os anos e, na sua maior parte, a mudar de escola - terão agora a obrigatoriedade de se fixarem por três anos (...)",(quer gostem quer não, acrescento eu).

Está tudo trocado...

Um abraço.

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 5:09:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Corporativismo ainda continua vivo ao fim de tantos anos?????

Licor Beirão

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 8:33:00 da tarde, Blogger Miriam5 said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 8:35:00 da tarde, Blogger Miriam5 said...

Realmente, somos uns sortudos, a ministra da tutela está, apenas e só, preocupada com o nosso bem estar. É caso para dizer: prefiro os desinteressados, os ministros que n se preocupavam com a minha estabilidade, mas...o que sei eu??? Só sou obrigada a ficar três anos no mesmo local...bem vistas as coisas...sou uma priveligiada:-)

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 10:46:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Cara mriam5,

Suponho que esteja equívocada! A minha aamiga não é obrigada... dão-lhe a possibilidade de ficar desterrada por três anos!!!

 
At sexta-feira, janeiro 13, 2006 10:50:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Ó meu amigo você-mesmo,

conhecendo-o como conheço, não sei se está a ironizar, quando afirma que concorda com o meu post!

Uma coisa sei, mesmo saindo estes todos que referiu, esteja descansado que, caso o Cavaco não lhe "faça a folha", o Sócrates estará lá, para o meu amigo tapar o símbolo e pôr a cruzinha (dar-lhe-ia um certo gozo, ou não?).

 
At terça-feira, janeiro 24, 2006 12:53:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que eu considero absolutamente impressionante é: como é que essa sra. a quem chamam Sra. Ministra, não percebe que aquilo que se está a fazer aos professores (TODOS!!) é de uma crueldade enorme. Nem todos são assim tão preguiçosos que mereçam ser "postos na ordem"! Tb há qm trabalhe e ame a sua profissão (não por mt mais tpo.)

 
At terça-feira, janeiro 24, 2006 2:22:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Meu caro anonymous,

O problema é mesmo esse:
por quanto tempo os professores (refiro-me aos que amam a profissão e se dedicam)aturarão esta política e desrespeito?

A nação, alongo prazo, vai pagar caro esta factura!

 
At sábado, janeiro 28, 2006 12:09:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como sempre, os professores pensam apenas neles. Eu, aliás, professor como todos vós, e há 3 anos longe de casa, não concorodo com o teor do artigo. Finalmente faz-se algo pela melhoria da educação, pelo aumento da estabilidade do corpo docente e dos alunos, e os professores apenas pensam que poderão ficar longe de casa! Como está muito bem dito no artigo, ninguém é ou foi obrigado a concorrer para longe...

 
At sábado, janeiro 28, 2006 7:26:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Meu caro Filipe Araújo,

É tudo muito bonito, mas suspeito que o meu amigo não tenho filhos! Se calhar nem é casado...
Também me dirá que ninguém me obrigou a tal...
Pois não, mas se todos pensassemos assim!!!

 

Enviar um comentário

<< Home