05 janeiro 2006

Carta ao Pai Natal


Querido Pai Natal,

Eu sei que deve andar triste e desanimado ao ver a sua imagem maltratada pelo povo português com aqueles bonecos das lojas dos chineses que parecem trepar às varandas, como de um ladrão se tratasse, ou, nalguns casos mais descuidados, que estão presos por um fio à imagem de um enforcado.
É com alívio que vejo chegados os Reis e que, finalmente, a sua figura vai ser deixada em descanso. Ou será que me engano e vai suceder o mesmo que à bandeira?
Tê-lo-emos a baloiçar e a apodrecer no resto do inverno, primavera e verão, até que chegue o Mundial?
Pai Natal, eu não sei explicar-lhe o porquê desta praga e desta tendência colectiva para a ostentação da parolice no meu povo, mas que os sociólogos têm aqui matéria para umas lindas teses de doutoramento, disso não tenho dúvidas.

Não há dúvida?!

4 Comments:

At quinta-feira, janeiro 05, 2006 7:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os Reis, este ano, meteram uma cunha: a estrela só vai indicar até Espanha. Caso isto não aconteça vão boicotar o Bolo-Rei. É que não não querem mesmo chegar a Portugal e tremem de pânico com a perspectiva de lhes acontecer o mesmo...

Licor Beirão

 
At quinta-feira, janeiro 05, 2006 8:56:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acompanho-te na tua dor, juntos vamos formar o movimento de libertação das varandas portuguesas, vamos dar liberdade ao Pai Natal para andar por onde quiser...

 
At sexta-feira, janeiro 06, 2006 9:16:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Não gosto do Pai Natal e, como tal, que o pendurem....por onde quiserem...

Esse símbolo do Imperialismo Consumista, demonstração da Opulência do Capitalismo desenfreado e, quem sabe, Neoliberal.

Não é o tal indivíduo que gosta de presentear criançinhas? Cuidado, eles andem aí....

 
At sexta-feira, janeiro 06, 2006 2:52:00 da tarde, Blogger SP said...

Não era a minha intenção politizar o Pai Natal, mas vendo bem ...
Olhemos para o seu percurso:
- Dizem que começou a carreira como Santa Claus nos países nórdicos.É oriundo, portanto, daqueles que se vieram a tornar os países sociais demecratas, os mais avançados em termos de direitos sociais e noutras coisas.
Mais tarde, deve ter havido uma OPA qualquer, e passou a ser a imagem de marca da água suja do imperialismo. Estava, agora, nas mãos do Imperialismo Americano, que tanto falava do sonho americano como andava a espalhar napalm lá "prós" lados da Ásia.
Hoje, está nas mãos do imperialismo chinês, ou se quisermos, do imperialimo-capitalista-de-fachada-comunista.
O mercado chinês consegue produzir milhões de Pais-Natal por minuto!
Tantos?! É um exagero!- dirão alguns de vós.
Não é, lembrem-se lá, eles são muitos (1300 milhões) e todos trabalham e trabalham muitas horas. Não há cá direitos das crianças, nem dos trabalhadores, quanto mais contratos de trabalho com 40 horas semanais.A abolição da escravatura não passou por lá.
Ora, com este ritmo de trabalho nunca poderá sair da linha de produção um Pai Natal decente. Saem antes aqueles sacos de batatas vermelhos com uma fita negra a fazer de cinto e um gorro fatela.
Isto vai acabar mal!!!

 

Enviar um comentário

<< Home