10 março 2006

Dois dias Depois do 8 de Março

"De ser mulher
Abraão saiu sozinho da tenda para ouvir a voz de Deus, mas foi a Sara que coube, afinal, cumprir a profecia de uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu. Desde sempre as mulheres ordenaram o mundo, proveram às necessidades dos demais, geriram conflitos, acalentaram os sonhos alheios, cuidaram do quotidiano como se fosse uma glória (lavar a loiça, esfregar o chão...enfim pôr a tenda em ordem), atenderam ao detalhe sem perder de vista o fundamental (isto deve ser aquilo da árvore e da floresta) e alicerçaram o futuro da tribo nos pequenos gestos que tornaram hábeis (lá está...lavar a loiça, esfregar o chão, limpar o pó...enfim pôr a tenda em ordem), por uma pessoalíssima (já cá faltava um superlativo) inteligência do coração de que, como se sabe, são as principais detentoras (sim do coração, que os homens são uns malvados e cruéis que só sabem usar o cérebro). A tudo isto, as mulheres do meu tempo juntarem a capacidade e a disponibilidade de gerarem filhos na dor e ganharem o pão, também dos outros, com o suor do rosto (que coisa tão pirosa, mas enfim, é verdade).
O feminismo do século XXI não lhes presta homenagem que valha (aqui estamos de acordo, tia Mº José). E nem sequer a essa mulher sem tempo próprio, a vida em camadas sobrepostas de solicitações e responsabilidades, esticada entre tarefas múltiplas, deveres que a dividem e que não consegue dividir, complexos de culpa que atormentam as suas vigílias, segurando os afectos, a logística e os compromissos como um malabarista cansado (outra vez de acordo, tia Mª José).
É por isso que jurei não ser "feminista" (ah, tardou, mas chegou....já estava a ficar assustada!). É o meu modo de lhes demonstrar a minha admiração (eu também jurei nunca ser CDS como forma de lhes prestar a minha homenagem).
Criei-me num casarão predominantemente feminino. A minha avó cuidava, zelava e provia; a minha tia dominava a História, a Geografia e a Mitologia clássica; a minha mãe personificava a alegria e o glamour exercitando com aguda inteligência o sentido mais lúdico da vida; a minha ama, que tivera uma existência aventurosa, grande contadora de histórias, cozia a realidade e a fantasia (sofria de esquizofrenia, portanto). Todas falavam do humano e do divino, do estado do mundo, cientes da sua importância, diria, da sua imprescindibilidade. Os homens da casa eram, claro está, consideradíssimos (lá está outra vez o superlativo). Nenhuma disputava com eles estatuto de igualdade porque se consideravam aptas para qualquer desígnio.
Foi esta exuberância feminina que vi mais tarde exemplarmente descrita por Nélida Piñon ao decretar peremptoriamente que a narrativa é das mulheres, fiéis depositárias da memória, guardiãs do seu fio condutor, da sua trama, sem as quais nem Homero, nem Shakespeare, nem Cervantes teriam escrito coisa alguma (essa senhora Nélida também não era feminista, pois não?).
Mas os últimos 30 anos de feminismo, marcados pelo desiderato da igualdade pura e dura entre géneros (isto deve ser aquela história dos autos-de-fé aos soutiens), ocultaram a diferença essencial e o essencial da diferença. O resultado é inquietante e paradoxal: por um lado, as mulheres de extractos socioeconómicos baixos lutam, ainda, por uma igualdade básica e indissociável de um estatuto de dignidade. São as herdeiras das operárias norte-americanas que se manifestaram num longínquo 8 de Março, tentando reduzir os seus desumanos horários de trabalho, tendo sido violentamente reprimidas. São elas que, em última análise, homenageamos neste dia mundial. Um lembrete que se mantém actual… por outro, todo o discurso feminista parece esgotar-se na luta pelo poder, pelo domínio dos centros de decisão. E foi no âmbito desta disputa que a igualdade se assumiu como uma condição da almejada paridade (parir é connosco).
Confesso que esta lógica dominante me escapa (isso é porque a senhora já passou da idade de parir). É o direito à diferença que urge reivindicar (mas, minha senhora, 58% dos licenciados são mulheres e só 14 % ocupam cargos de topo na carreira científica, se isto não é uma diferença...). É a afirmação e não a paridade (vamos lá a ver, minha senhora, se as mulheres ganham 25% menos do que os homens e são mais atingidas pelo desemprego, afirmam-se aonde? Deve ser a empunhar cartazes e a gritar nas ruas...). São os resultados e não as medidas de discriminação positiva que conduzirão seguramente à mudança (isso é muito bonito de dizer, mas sabe, os homens pela sua natureza são uns grandes distraídos, só as mulheres têm a inteligência do coração...). É que o objectivo não é o de desalojar os homens, mas o de transformar esses domínios de rituais e regras masculinas em espaços onde a dimensão do feminino se manifeste como a mais-valia que é (mas que raio de história. Há homens melhores do que as mulheres e mulheres melhores do que os homens. Qual dimensão do feminino!). Os homens, pela sua natureza, são pouco atreitos a integrar os aspectos do quotidiano, o detalhe e o real. Só as mulheres podem, no intervalo de uma reunião, decidir telefonicamente trocar as almôndegas do jantar por um rolo de carne, lembrar que é preciso regar as plantas ou passar na tinturaria (coitados dos homens que vivem sozinhos, vivem numa pocilga cheia de plantas secas, certamente). Só elas podem, no meio da discussão de uma importante medida legislativa, escrevinhar, sem perder o fio à meada, a lista do supermercado (gostei desta imagem, pensar nas couves e nos brócolos ao mesmo tempo que discute a reforma do sistema eleitoral). São também elas que gostariam de poder deitar mão aos horários desordenados, ao desperdício de tempo, aos modos de funcionamento ineficazes. São elas que misturam com gosto racionalidade e emoção, cuidam da parte sem perder de vista o todo (outra vez a história da árvore e da floresta). Com elas, em regra, o combate político é mais aberto e franco, os consensos mais fáceis e o trabalho mais grupal (sempre podem falar das receitas do rolo de carne e do truque do raminho de alecrim. Deve ser a tal dimensão do feminino). Felizmente são hoje numerosos os exemplos que temos destas mulheres polifacetadas e multimodais. Mulheres que, em muitos países e organizações internacionais, revestiram a política com humor, sensibilidade, convicção, razoabilidade e um orgulhoso sentido de diferença. E só com elas e através delas a mudança se operará (vá esperando, minha senhora, vá esperando, mas sente-se no cadeirão Luís XIV do seu casarão)."

Maria José Nogueira Pinto (DN, 10/03/06 - bolds meus...claro)

Este discurso de "As mulheres são as maiores. Atrás de um grande homem está uma grande mulher. As mulheres querem é ser iguais aos homens" é dos que mais me irrita.

Agora estou à espera de ser trucidada pelos homens deste blog. Força!
Não há dúvida?!

12 Comments:

At sexta-feira, março 10, 2006 3:50:00 da tarde, Blogger Ricardo said...

Cara Sp,

Penso que vai te uma agradável surpresa.

Concordo plenamente consigo. A pior coisa que podem fazer às mulheres é fazer passar este tipo de mensagem. O valor das mulheres fala por si, não necessita de "campanhas" como esta.

Cumprimentos,

 
At sexta-feira, março 10, 2006 4:46:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Não venho trucidar-te. Sabes bem quais os meus valores (se é que os tenho!). A época de tratar as mulheres como simples sopeiras começa aos poucos a ser ultrapassada (por mim falo, tento corrigir muitos dos comportamentos diários que o meu pai tinha, fruto da sua educação e do seu tempo), mas não posso deixar de concordar com a Maria... Acho que algumas mulheres (as tais ditas feministas, se é que percebi o texto) adulteram a verdadeira essencia da diferença e caem no exagero. Será que somos iguais? (Concordo com o eumesmo, também acho que são inúmeros os aspectos em que somos batidos aos pontos)... Devemos é procurar um lugar onde as mulheres sejam tratadas e estimadas como merecem (dando lugar a maravilhosa diferença), quantas ainda sofrem de violência doméstica?! (e depois avançar para as questões das estatísticas!). Por falar em estatísticas, já contabilizaram o número de mulheres nas escolas? Quantas assumem cargos de chefia nas escolas? (Falo disto, porque é o que testemunho mais de perto.) Por onde tenho andado, em sete, só dois eram homens... Agora vai-me dizer: Ah, mas esse é um cargo menor!
Ao que eu respondo: OK, 'tá bem!

PS - Acho que escrevi foi uma grande salgalhada!

PS1 - Avancemos lá para as quotas das listas eleitorais... Por acaso, não sei se repararam, mas por exemplo, há muito mais mulheres na Assembleia do que negros (ah! está bem, não estamos em África...)

 
At sexta-feira, março 10, 2006 4:47:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Onde se terão metido o francisco de assis, o carroçeiro e o pepe?!

 
At sexta-feira, março 10, 2006 11:31:00 da tarde, Blogger Mac Adame said...

Trucidar? Porquê? Já a Zezinha, fala melhor quando está calada (só percebi os "bolds").

 
At sexta-feira, março 10, 2006 11:34:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

à zezinha faltava-lhe algo na boca ou na mão... é uma planta, uma flor e chama-se falo. Ou não escrevia ou não o dizia. Estava sempre ocupada.
Para esclarecer: sou contra quotas!

 
At sexta-feira, março 10, 2006 11:54:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Então já somos dois, caro Licor!
Acho que isso é que é diminuir a mulher (parece-me a oferta de um rebuçado, para calar a criança: é preverso.)

Acho que me percebeste.

Um grande abraço

 
At sábado, março 11, 2006 12:57:00 da manhã, Blogger Alien David Sousa said...

Uma mulher não fala em nome de todas as mulheres. Mas os resultados alcançados por todas as mulheres falam por elas.

 
At sábado, março 11, 2006 2:04:00 da manhã, Blogger travis said...

Viva o feminismo!!! Foi a forma que nós arranjamos de ter sexo sem nos termos de casar, pagar e arriscarmo nos a uma DST (um esquentamento é lixado de curar).
C

 
At sábado, março 11, 2006 8:54:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eh pá lindo...

É assim as femeas é para tar na cosinha e em casa e mais nada. A priscilla tatiana que satreva a diser ai que come logo. É assim o homém e mais melhor ca mulher e mais nada. Prontos tenho dizido.

 
At sábado, março 11, 2006 12:21:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

ninguém te trucida.
gostamos muito de ti!
:-)

 
At quinta-feira, março 01, 2007 1:09:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. online currency trading trailing stops Is someone tapping my cell phone bingo free gamesville zone Antivirus keygen effectiveness acyclovir Nurse scholarships Diy install a split system air conditioner peeing outside picture squat Revel concerta f12 on sale Pda verizon water+filters Lightweight canvas shoulder bag

 
At quarta-feira, abril 25, 2007 11:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! slot machines Mp3 player price comparison cum face 1959 vw beetle hood Vegas holdem tournaments 2002 toyota celica gts supra bentley ferrari fibromyalgia topamax online blackjack

 

Enviar um comentário

<< Home