10 março 2006

Explique-nos, Professor, Como Se Fôssemos Muito Burros

"Cartoons": Freitas do Amaral admite que podia ter explicado melhor a sua posição aos "ignorantes"
10.03.2006 - 17h26 Lusa, PUBLICO.PT

E, Zás, o Professor pôs umas orelhas de burro a todos aqueles que não perfilham a sua linha de pensamento...ou "doutrina".
Acrescentou ainda que a violência a que se assistiu nos países muçulmanos era "compreensível".
Afinal, quer explicar o quê?
Até quando vamos ter que aturar este senhor a chafurdar na lama. Não tarda muito e o senhor começa a entrar em sofrimento.
Engenheiro Sócrates, assuma o erro e mande-o de volta, juntamente com o retrato, para o Largo do Caldas.

Não há dúvida?!

26 Comments:

At sexta-feira, março 10, 2006 11:32:00 da tarde, Blogger Mac Adame said...

Aqui há uma dúvida: como é que Sócrates pode assumir esse erro, se nem sequer é capaz de se assumir a si próprio como erro?

 
At sexta-feira, março 10, 2006 11:36:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Este fdp, a mim, nunca me enganou. Precisava de estar no Afeganistão (que nós, o País da Diáspora não Bíblica, com bravura, estamos a democratizar) na base das Estátuas dos Budas que os Taliban fizeram o favor de libertar da Humanidade. E quanto aos ignorantes ele que faça rapidamente uma Lobotomia para ter, ao menos, uma desculpa par o que diz!

 
At sexta-feira, março 10, 2006 11:56:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Cara sp,

Agora, nem no Largo do Caldas o aceitavam!

 
At sábado, março 11, 2006 12:54:00 da manhã, Blogger Alien David Sousa said...

Sempre achei curioso que as anormalidades ditas por um politico - sisudo - são consideradas como revelantes, acertadas.Aposto que se for eu a dizer as mesmas baboseiras, vou parar à prisão por atentado aos neurónios da restante população.

 
At sábado, março 11, 2006 9:27:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Cara SP,

Eis um bom exemplo da falência deste sistema. Como é possível que este senhor tenha chegado, depois de todas as voltas, a Ministro do actual Governo?
Decididamente, não há memória...

Cumprimentos,

 
At sábado, março 11, 2006 9:32:00 da manhã, Blogger SP said...

Caro Ricardo

se calhar há uma grande crença na regeneração dos indivíduos (ehehe, grandes otários)...mas, pelos vistos, há "tiques" que continuam a dar grandes "toques".

Cumprimentos

 
At domingo, março 12, 2006 2:17:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

“Nada é em si verdadeiro ou falso. Apenas parece.”

Cara sp
isto anda de tal modo surreal…..que até eu tenho de vir em defesa de freitas do amaral que nos já longínquos anos de 86 era o espectro do regresso do 24! Mas depois o hoem foi para o onu e parece que começou a ver um bocadito do olho esquerdo. Antes, só via com o da direita e posso atestar.
Agora o seu post.
Salvo um outro pormenor de comunicação_ não ter condenado a forma da reacção islâmica no ataque a embaixadas ocidentais e a igrejas cristãs- freitas tomou, quanto a mim, uma posição corajosa e lúcida ao vir dizer que as referidas caricaturas tinham aparecido como uma provocação à facção fanática do mundo islâmico.
Agora, vem o mesmo freitas acusar a comunidade internacional de ter dois pesos e duas medidas no que ao conflito israelo-palestiniano diz respeito. E não é verdade? Alguém no seu perfeito juízo pode dizer o contrário? Bem-haja o freitas por não embarcar na hipocrisia de quem manda.
É que foi essa mesma comunidade internacional , seja lá o que é que isso queira dizer, que se calou quando israel ameaçou matar os líderes do hamas e foi também essa mesma comunidade internacional que fez uma barulheira dos diabos quando o mesmo hamas disse que poderia realizar actos terroristas contra os dirigentes israelitas. Aqui del-rei que são um bando de terroristas! Não há dois pesos e duas medidas? Onde está o crime de freitas do amaral?
Felizmente há alguém que não tem medo dos bushviques e dos israelitas.
Por outro lado e atendo-me ao seu último parágrafo penso eu (de que) freitas é o peso pesado deste governo e quando freitas cair, cai todo o governo. Ou então há-de sair com benzina como diria o saudoso josé maria. Sócrates é tão fraquinho, tão fraquinho, tão fraquinho….. que só uma comunicação social interessada na sua manutenção o aguenta. Enquanto o rapazito se for portando bem….. isto é , enquanto for fazendo as vontades ao carácter predador de liberais e neo-cons que o lá meteram. Más notícias para nós todos, obviamente…

Um bem-haja


PS ( não confundir com aquela quadrilha que bem conhecemos)
Reparou na maldade de cavaco na tomada de posse ao apresentar freitas ao bush velho? eu sei que reparou...


francisco de assis

 
At domingo, março 12, 2006 2:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

caro licor beirão

foi você que escreveu isto refrindo-se ao afeganistão "....que nós, o País da Diáspora não Bíblica, com bravura, estamos a democratizar... " ?

é ironia ou está mesmo a ser sincero?

francisco de assis

 
At domingo, março 12, 2006 3:22:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Razão tinha o outro da seu antigo partido.
Deus criou todos os seres vivos: cães, gatos, plantas, e BURROS... olhando à nossa volta verificamos que os sers vivos andam em grupo, dai a criação dos nomes colectivos. Ou seja, Deus criou depois a Mãe Natureza lá tratou de os juntar todos. Olhando para o governo deste país é caso para dizer que grande manada...

 
At domingo, março 12, 2006 8:15:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Grande francisco de assis! Na verdade, em parte, revejo-me no seu comentário, quanto aos dois pesos e duas medidas.

Isto é o caraças fugir ao politicamente correcto (também eu, acabo por compreender o que o Freitas queria dizer: é condenável, mas compreensível, foram afrontados! Nós não somos ninguém para condenar os valores religiosos deles, deviamos ter mais cuidado). Não deixou de condenar, mas também é verdade que deve haver limites... Qualquer dia apresento um cartoon com o Cavaco a ser sodomizado por um cão (é lindo! apesar de não suportar o homem, acho que seria de péssimo gosto... afinal é o Presidente de todos os outros portugueses (meu não é! ehehehe)

 
At domingo, março 12, 2006 9:21:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não faça isso caro Psac, ainda vai preso. veja o código penal.

o cão pode ficar ofendido e processá-lo ;)


francisco de assis

 
At domingo, março 12, 2006 9:36:00 da tarde, Blogger SP said...

caro francisco de assis

O senhor espanta-me!
Então a corência e coragem de Freitas reside no facto de ele ter dado a outra face, por todos nós. Primeiro levámos a lambada das indignações violentas (ataques às embaixadas e igrejas) e, como temos um grande defeito (vem no pacote da democracia) aqui no ocidente, que é a liberdade de expressão, assumimos a culpa e pedimos desculpa pelos nossos valores democráticos, dando a outra face. O caso dos cartoons é a isto que se limita. Não dá para ver mais longe.
Freitas do Amaral nem de óculos consegue focar o olho esquerdo. Este senhor é um democrata-cristão inveterado. Pensou exactamente como democrata-cristão. Pôs-se na pele dos islamistas e sentiu-se ofendido se o mesmo acontecesse com cartoons de Jesus, Maria e Deus. Por isso, considera que há limites para a liberdade de expressão. Por mais imbecis que sejam as opiniões do jornal dinamarquês e dos cartoonistas (os únicos que, se assim o entendessem, poderiam pedir desculpas) os valores da democracia permitem que elas se exprimam e que as indignações tenham a justa medida.
Claro que temos o boicote aos produtos dinamarqueses e o petróleo, e assim se fazem concessões ao obscurantismo, ao fanatismo e à violência.
Ah, há um pequeno pormenor é que os fundamentalistas islâmicos estiveram três meses a remoer os cartoons e só depois ficaram muito indignados. Por acaso, até coincidiu com a discussão à volta do programa nuclear do irão. Coincidências.
Olhe que o terrorismo internacional tanto é de um lado como do outro, e mesmo reconhecendo as suas causas não concordo que estados democratas façam concessões destas que não são mais do que a legitimação do terrorismo islamista.

cumprimentos

 
At domingo, março 12, 2006 9:42:00 da tarde, Blogger SP said...

Fugir ao politicamente correcto?!
Então a diplomacia ocidental, onde se inclui a americana, pede desculpas para fugir ao politicamente correcto?!
Já não compreendo nada.
Eu é que devo estar a precisar das gotas!

 
At domingo, março 12, 2006 10:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

“não concordo com o que dizes mas tudo farei para que o possas dizer”

Calma,SP… eu só manifestei uma opinião e acho mesmo que o Freitas foi corajoso e não acho que freitas tenha pedido desculpa pelos nossos valores democráticos. O que outros fizeram não lhe pode ser assacado. Até pareço um freitista…. adiante...
Diz -e muito bem- que se passaram três meses e , por acaso, até coincidiu com a discussão à volta do programa nuclear do irão. That is the Key.
O que a cara SP não disse é que em Setembro foram publicados no Egipto! E não aconteceu nada. E que agora, o mesmo jornal de extrema-direita, os voltou a publicar e foi o que vimos. Deve dizer-se que foram acrescentados três cartoons que não foram publicados na 1ª vez (entre eles um com maomé pedófilo, outro com maomé com cabeça de porco e o outro já não me recordo….) e foram sobretudo estes três que não foram publicados na 1ª vez que incendiaram os ânimos. Quem lucrou com isso? Acha que são os islamistas que põe em causa os valores ocidentais? Acha que são os islamistas que fazem legislação securitária inibidora e proibitiva do exercício das liberdades fundamentais que fizeram a grandeza da civilização europeia?
Eu sei que não acha e na questão de fundo estamos totalmente de acordo: não a concessões ao obscurantismo, ao fanatismo e à violência para usar as suas palavras.
E isso é que importante.

sempre a considerá-la

francisco de assis

 
At segunda-feira, março 13, 2006 12:59:00 da manhã, Blogger SP said...

Eu não o quero calar.
Tal como Voltaire.


Cumprimetos

 
At segunda-feira, março 13, 2006 1:11:00 da manhã, Blogger psac74 said...

Cara amiga,

No meio disto, o que acho curioso, é a forma como se veêm as coisas e o valor que se lhe é dado... Por exemplo, a liberdade de expressão deve ser defendida até ao último reduto ( claro, também a defendo!) "vem no pacote da democracia" - é nossa, mas penso que não a todo o custo, quando ultrapassa as marcas, também podemos referi-lo, ou não!?... Mas isso, acho eu, implica saber utilizar a liberdade, não a tornando em libertinagem!

Atenção: não defendo o que veio depois (queimar bandeiras e embaixadas, se calhar é a forma de expressão deles, então, sendo assim, temos que acatar, pois é um ataque à liberdade de expressão, se condenarmos estes actos!) Aliás, condeno (mas também acho que a liberdade de expressão foi muito mal utilizada. Tal como condeno, mais uma vez, a posição dos EUA (esta falta de coerência é que espicaça) primeiro foi um ataque à liberdade de expressão, mas quando avançaram para cartoons sobre o holocausto, aí a Condolise Rice já disse que era melhor parar por aí...

Em suma:
- sou a favor da liberdade de expressão;
- condeno os actos realizados pelos muçulmanos (queimar bandeiras e embaixadas)
- percebo a ira deles... (tal como o Freitas) Eles são fanáticos pela religião, nós pela liberdade de expressão.

 
At segunda-feira, março 13, 2006 2:43:00 da tarde, Blogger SP said...

Caro psac74

quando a liberdade de expressão ultrapassa as marcas, como diz, e deriva para a difamação, ofensa ou incitamento à violência, existem os tribunais para esclarecer e resolver.
Ninguém condena o direito à ofensa ou à indignação.
Agora o que se passou com este episódio dos cartoons foi o primado da fé e não o da razão.
Nós temos a democracia e temos que a defender, porque ela é frágil, como se vê no dia-a-dia, eles têm a cultura da violência, fanatismo e a ditadura e nós não temos que a aceitar nem absolver.
Quais são os limites para a liberdade de expressão? A religião?
Sim, porque foi isto que ficou explícito no discurso dos guardiões da moral e dos bons costumes...para que não se caia na libertinagem. Infelizmente, continuam-se a fazer cedências à intolerância religiosa.

 
At segunda-feira, março 13, 2006 2:45:00 da tarde, Blogger SP said...

errata: onde se lê o "direito à ofensa" deve ler-se "direito a sentir-se ofendido".

 
At segunda-feira, março 13, 2006 3:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

david irving foi condenado no mês passado por um tribunal austríaco a quatro anos de prisão por defender teorias que põem em causa o holocausto.

A Aústria é um país muçulmano?


francisco de assis

 
At segunda-feira, março 13, 2006 10:17:00 da tarde, Blogger António Almeida said...

a legislação austríaca considera a negação do holocausto um crime... como tal, Irving teve aquilo que merecia!

 
At segunda-feira, março 13, 2006 11:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a legislação do ti salazar também considerava a livre opinião e o direito à greve um crime ...como tal, os que malharam com os ossos no tarrafal,peniche, caxias e por aí fora tiveram aquilo que mereceram!

francisco de assis

PS
não sei em que é que possa ajudar mas o irving é inglês

 
At terça-feira, março 14, 2006 1:00:00 da manhã, Blogger psac74 said...

Cara sp,

(Vamos lá ver se consegui transmitir-te, realmente, o que pretendo. Como sabes, este espaço acaba por ser bastante reduzido!)

Tocaste, precisamente, naquilo que eu não defendo, ao dizer "existem os tribunais para esclarecer tudo".
Eu, como sabes, sou um verdadeiro defensor da Democracia e da Liberdade de Expressão... Mas, para mim, liberdade de expressão não passa por um jornalista de um jornal de direita desenhar uns rabiscos e promover o que se viu e, depois, aguardar que os tribunais julguem se há ofensa ou não. Para mim, defender a liberdade não se faz deste modo, mas de uma forma responsável, humana e respeitadora...é ter a liberdade de fazer uns cartoons, mas reflectir se os devemos publicar ou não! Mas como o interesse (económico) se sobrepõe a tudo o resto, já se supunha que isto iria fazer "sangue", então, que se lixem os ofendidos, pois são fundamentalistas! (isto não é democracia, mas sim, abuso da democracia - não é assim que, no meu pequenino e muito humilde ponto de vista, se defende a democracia (como disseste e bem, deve ser preservada e defendida), mas se ajuda a deteriorá-la.

Continuo a dizer-te que condeno os actos, mas compreendo que se tenham sentido ofendidos, tal como disse o Freitas (apenas me aproximo nisto, mais nada)

PS - Os limites da democracia não passam apenas pela religião. Dei-te um exemplo concreto (o do Cavaco)

 
At terça-feira, março 14, 2006 9:51:00 da manhã, Blogger SP said...

Caros amigos

Os imbecis têm direito a exprimir as suas estúpidas ideias. A meu ver proibir a negação do holocausto é pior do que a própria negação.
A diferença relativamente à condenação dos cartoons é que esta foi feita por um tribunal. Concorde-se ou não com a lei austríaca.
David Irving, um propagandista neonazi, foi vítima da intolerância e do tabu. Mais um limite à liberdade de expressão- a religião, o sagrado e o holocausto.
Para mim o cartoon de Maomé com a bomba a fazer de turbante não é mais do que uma crítica/sátira mordaz, afinal é ou não é o que acontece - põem-se bombas em nome da religião. Para outros será falta de bom senso, uma irresponsabilidade. Quem decide? Uma das opções será não publicar, a outra, igualmente legítima, será publicá-la. Alguém se sente ofendido, difamado, apresenta queixa e cabe ao tribunal dirimir a questão.
Pois, mas isso sou eu que acredito no estado de direito.

 
At terça-feira, março 14, 2006 10:12:00 da manhã, Blogger SP said...

caro psac

eu também acho que não há liberdade sem responsabilidade (já responsabilidade sem liberdade havia muita no tempo de salazar).
O exemplo que deu do Cavaco a ser sodomizado não passaria de uma ofensa, uma agressão gratuita, (a não ser que sua exa. o PR andasse envolvido com cães e isso se soubesse), seria portanto um exercício irresponsável da liberdade de expressão e nesse caso poderia contar com um valente processo.
E com a casa cercada (eheheheeh)

cumprimentos

 
At quarta-feira, abril 25, 2007 1:53:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it water bed United airlines flight number 896 Tamiflu drug test Powerball and lottery and software buy didrex fleur27s skin care products Shoes and wide Mortgage broker in oregon Sexy+high+heel+foot 300c chrysler Tiffany rayne pornstar Used land rover cars buy viagra Planning a retirement party for mother Pc games free downloadable slots Cheap health insurance plan http://www.porsche-sales.info Land rover defender wheel

 
At segunda-feira, novembro 10, 2008 3:19:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

QUERO SABER O QUE VEMS NA NOSSA BANDEIRA

 

Enviar um comentário

<< Home