24 maio 2006

Elite Pensante

Na passada Segunda-Feira, no Programa Prós e Contras, estiveram em "debate" dois dos mais importantes intelectuais da actualidade - segundo as palavras da apresentadora/moderadora. Trata-se, como deduzem, de Manuel Maria Carrilho e Pacheco Pereira. Também participaram Emídio Rangel e Ricardo Costa, enquanto "representantes" da Comunicação Social.

Consegui "aturar" grande parte do programa na expectativa de verificar as "sábias" análises que iriam ser feitas ao novo livro de Carrilho. Passados breves minutos, deu para constatar que tudo não passaria de mais um diz-que-disse, diz-que-fez, diz-que-aconteceu e por aí fora.

Se Manuel Maria Carrilho e Pacheco Pereira representam a "elite pensante" deste País, meus Caros, então a situação é bem mais grave do que se possa pensar...

Não há Dúvida?!

8 Comments:

At quarta-feira, maio 24, 2006 1:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adianto que não vi o programa.
E, portanto, estou, como devem calcular, perfeitamente à vontade para falar do tema (eheheh).

Mas o facto de não ter assistido ao programa, que atendendo ao esforço "aturado" do amigo Ricardo deduzo nada de relevante ter perdido, não impede que eu faça algumas perguntas, ou impede?

Dois dos mais importantes intelectuais da actualidade? óh amiga Fátima Campos que despautério é esse? Não me diga que, sentindo-se sentada no banco dos Réus, a menina perdeu o tino e, numa incompreensivel falta de profissionalismo, desatou a dizer disparates?

Amigo Ricardo,
«Trata-se, como deduzem, de Manuel Maria Carrilho e Pacheco Pereira»

Mas porque MMC e JPP? Então, porque não, Emídio Rangel e Ricardo Costa?
Quais são os critérios utilizados na avaliação/medição de intelectualidades nacionais?
Sim, preciso de saber porque talvez esteja interessada em candidatar-me a uma tal avaliação. Preciso de me fazer candidata a uma Câmara? preciso de criar um blog? Que devo fazer?

Por último, alguém me esclarece esta cúmplice e repentina paixão rangel/carrilho? O que os moverá?
Fico, pelo menos, a saber que além dum Rangel magistrado também existe um Rangel advogado de defesa...

 
At quarta-feira, maio 24, 2006 5:03:00 da tarde, Blogger SP said...

O MMC foi o melhor Ministro da Cultura desde o 25 de Abril, o seu ego hipertrofiado e rancoroso é que deu cabo dele...coitado. Agora é assistir ao suicídio político...e peixeiradas.
O JPP nunca demonstrou nada, é historiador, opinion-maker, é do contra, tem uma vasta biblioteca, um blog e um grande umbigo.
A semelhança com Carrilho é que também ele não gosta de jornalistas.
A diferença é que "sabe fazer as coisas".
Até a "Elite pensante" depende da Comunicação Social. Há que sobreviver...

 
At quarta-feira, maio 24, 2006 8:30:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Caro Viriatus:

Mal iria este país se as pessoas, como diz, preferissem carinhas larocas. É que isto é como o azeite, a verdade vem sempre acima... basta olhar para o que aconteceu ao Santana Lopes.
E isto não retira o mérito político que o MMC tem: basta ver o que fez pelos teatros do interior

Abraço

 
At quarta-feira, maio 24, 2006 9:10:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Caro Licor,

O Santana é uma carinha laroca?

 
At quarta-feira, maio 24, 2006 10:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

carinhas larocas??? a lista está a engrossar. (ehehehehe)

 
At sexta-feira, maio 26, 2006 8:23:00 da manhã, Blogger CARMO said...

Mas é mesmo... que não haja dúvidas... parafraseando um militante do PSD no último congresso do partido, que se referia ao estado do partido (entre muitos outros comentários pertinentes), e que eu acho que pode ser extrapolado para o país (foi mais ou menos assim):
- ...o PSD passa uma imagem ao estilo fórum filatélico; uma imagem de intelectualidade que leva o cidadão comum a investir naquilo que desconhece e com as consequências à vista. O problema é que o PSD está cheio de selos colados há mais de 20 anos, que não descolam e com muitos cromos pelo meio... Acreditam que há uma má vontade generalizada da imprensa contra o PSD e a favor do PS?! Acreditam mesmo nisso?! É que se assim é, temos de arranjar um homologo do José Maria Carrilho, que para ser eficaz terá de dizer mais disparates que o original.". Não sei que és, militante do PSD, mas bendito sejas!

 
At sexta-feira, maio 26, 2006 7:39:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Caro psac:

O Santana insere-se num tipo de linha carinha laroca, tal como a Babi: muitas fotografias nas revistas do social, muitas reportagens ocas. Era isto que pretendia dizer.

Abraço

 
At quarta-feira, abril 25, 2007 2:47:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » »

 

Enviar um comentário

<< Home