06 maio 2006

É Preciso Ter Lata!


Já basta de tanta intoxicação!
Estou cansado, saturado e indignado de ser tratado como um débil mental.
A nossa classe política insiste em maltratar o povo português.
.
Depois de ouvir Victor Constâncio anunciar repetida e veementemente a necessidade de todos nós realizarmos sacrifícios, apesar dele continuar a auferir um vencimento superior ao do responsável máximo pela Reserva Federal dos EUA, Cavaco Silva, durante o seu discurso do 25 de Abril, referir que se deve pugnar por diminuir as injustiças e clivagens sociais, apesar de acumular reformas, entre muitos outros episódios, aparece, agora, o "petiz" (entenda-se Marques Mendes) a afirmar que as directas do PSD (eleições), que venceu como candidato único e apenas com cerca de 30% de votantes, revelam a vitalidade do seu partido!
Será que alguém ainda "leva esta gente a sério"?
.
Não há dúvida?!

27 Comments:

At domingo, maio 07, 2006 1:28:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que angustiado que o amigo está!!!
Lanço-lhe daqui um repto: que tal criarmos a ACCP? (Associação contra a classe politica). Talvez fosse um bom projecto!!! que acha?

ps: podiamos contar com o autor expedito do Santamargariada, que estaria, penso eu, disposto a trocar a indignação e a gravata pelas mangas arregaçadas...

 
At domingo, maio 07, 2006 11:36:00 da manhã, Blogger Belzebu said...

Mas esses senhores são politicos? Ops! Pensei que fossem humoristas...acho tanta piada ao pequenino!

 
At domingo, maio 07, 2006 6:13:00 da tarde, Blogger Su said...

concordo..basta de acharem que todos são lerdos..............
jocas maradas

psstt adorei essa do petiz:))

 
At domingo, maio 07, 2006 9:50:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Eu continuo a achar que o discurso anti político leva-nos a males muito maiores, geralmente àqueles que depois já ninguém se pode queixar, e da minha parte, como já o tenho feito, não irei contribuir para tal.
Lembro que houve um cidadão que ganhou recentemente eleições que se dizia (ou ainda diz?) político não profissional...

Caro psac: apesar de entender o que pretende dizer devo-lhe dizer que o pequeno Hobitt pode cantar de galo: é que 30% de militantes de um partido a votar é muito, muito bom, pelo menos a avaliar pelo que conheço pessoalmente.

Um abraço

 
At domingo, maio 07, 2006 10:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Licor,
Não se trata de um discurso anti-politico, mas de uma associação contra os politicos!!! O que é bem pior.
Desse modo, e a fazer fé nas suas premonições, seremos levados para piores males muito maiores.
(vá lá..., aceite que enquanto uns acham piada à verticalidade de alguns rios, outros queiram (quiseram)fazer piada "avec le petit").

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 6:26:00 da manhã, Blogger pedro oliveira said...

Acho, tenho a certeza que a nosso democracia poderá ser aperfeiçoada.
Esse aperfeiçoamento passa por um maior empenho cívico de todos, de cada um de nós.

Cada um de nós, individualmente, pode não conseguir mudar o mundo.
Poderá, no entanto, contribuir para melhorar o estacionamento, a iluminação, a localização dos caixotes do lixo na rua onde mora.

Pensar global, agir local.

O que fiz eu hoje para ajudar os políticos (locais, por exemplo) a cumprirem melhor a sua função?

Caros psac e asna, políticos somos todos os que nos preocupamos com o bem comum... não contem comigo para participar numa associação contra as minhas ideias, os meus ideais.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 8:38:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amigo Pedro,
Estava (no singular, porque o comentário é excluisvamente da minha autoria e não do amigo psac)estava a reinar!!!! Não se notou??

E eu que achava que em matéria de princípios tinha sido já suficientemente elucidativa do meu posicionamento!!! O que me permitiria, de vez em quando, brincar sem ser mal interpretada. Pelos vistos não.
Lamento, da próxima tentarei apurar a ironia.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 10:55:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu gosto do Alberto João, do Tino de Rãs, do Valentim Loureiro, do Ferreira Torres, da Felgueiras, do Armando Vara, do Fernando Gomes, do Santana Lopes, do Beto Pereira Coelho (que falsificou assinaturas para se candidatar a presidente do PSD), do Ruas (que ameaça com pancada os deputados municipais do PS), do Jorge Coelho e as suas pratas domésticas...
Eu gosto deles todos!
E da Rute Marlene, do Toy, Mónica Cintra, do Emanuel, Graciano Saga...
Gosto ainda do Pinto da Costa, do Reinaldo Teles, do Filipe Vieira, do Veiga, do Dias da Cunha, Pinto de Sousa, do Jacinto Paixão...
Mas do que eu gosto mesmo, mesmo, é de fado, futebol, iscas de bacalhau, tinto carrascão, da Nossa Senhora de Fátima (sobretudo das velas de 2 metros, e das lembranças que se vendem nas barracas, e dos farnéis que posso comer na camioneta quando lá vou em excursão que o senhor padre da minha freguesia organiza, e do Quim Barreiros que o condutor tem lá na cassete que põe para ouvirmos e cantarmos pelo caminho)...
Não me falta para comer, o carro até nem é mais pequeno que o do meu vizinho e só o Benfica é que me tem dado uns desgostos...
Fora isso, tirando um ou outro pormenor, eu gosto de toda a gente e até acho que toda a gente gosta de mim!

Eumesmo

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 11:40:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que gostos estranhos!!!
Sente-se bem?

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 11:42:00 da manhã, Blogger pedro oliveira said...

Querida, asna

Gostei muito do teu segundo comentário, principalmente, disto:

«estava a reinar!
Não se notou?»

Mais uma que se converteu à causa monárquica, "yes!"

Desculpa, devia ter percebido que estavas a brincar...esse tipo de discurso: «malandros dos políticos» é tão recorrente que julguei que tinhas sido contagiada.

O comentário do "eumesmo" com quem partilho a admiração por Helena de Matos é bem exemplo disso.

Eu conseguiria sem grande dificuldade arranjar o mesmo tipo de exemplos para o cidadão comum, o empregado do restaurante que não declara as gorgetas, o canalizador que não passa recibo, o explicador que não passa recibos verdes...

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 11:48:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Querido Pedro,
Não estarás a ser mais papista que o papa?
É que nem o empregado, o canalizador ou o explicador tem honras de reformas milionárias e vai daí...., porque sabem o que os espera, começam a tricotar cedo o seu(o dele e da familia)pézinho de meia...(ehehehe)

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 11:50:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ps: Quanto à monarquia??? Gostava de ser rei (no caso, rainha) noutros reinos...

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 12:06:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A personagem que inventei é precisamente o português médio, que é exactamente igual ao político médio, que por sua vez é igualzinho ao comentador médio, o escritor médio, o advogado médio, o professor médio, o médico, o juíz, o trolha, o canalizador...
Enfim, somos portugueses e todos o somos, políticos incluidos!

Eumesmo

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 1:00:00 da tarde, Blogger SP said...

A propósito de recibos e portugueses médios, tenho uma pequena história que vou partilhar:
Há dias fiquei fechada fora de casa. Por ter deixado uma das chaves na fechadura do lado de dentro,a outra chave do lado de fora nem sequer dava de si.
A solução foi chamar os bombeiros, que lá apareceram e, na presença, da polícia galgaram até ao 6º andar, entraram em casa e abriram-me a porta. No meio do aborrecimento, a única que gozava a cena era a minha filha que adorou o espalhafato, a polícia e os bombeiros. Ao menos isso.
Sabem quanto me custou o espectáculo? 18€...sem recibo.
Porque aqui a estúpida portuguesa média deixou que assim fosse. E recrimino-me até hoje ter deixado que o aborrecimento, o cansaço e depois, o alívio vencessem o dever e o direito.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 1:38:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amiga Sp,
18 euritos para fazer uma criança feliz??? Não acho caro.

Caro Eumesmo, fale por si. Eu cá não sou portuguesa, estou cá de emprestimo e só enquanto o governo portugues não sentir vontade de imitar o canadiano!

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 2:03:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Somos todos portugueses médios, excepto cada um de nós individualmente...claro está!...
Eu não sou! Mas o meu vizinho é!
Eu não sou! Mas o meu colega de trabalho, obviamente é-o!
Eu não sou! Mas o político é!
E o polícia ,o padeiro, e o malandro do gajo-que-eu-conheço-que-só-pode-andar-na-droga-para-estar-assim-rico!
É tudo uma corja! Uma máfia...
Mas eu não!
Que, mais honesto que eu, não conheço, valha-me Deus!
Enfim...portugueses...como eu.

Sra. Dona Asna: então a Senhora demarca-se de um país que a acolhe?
Perigoso caminho...
Porque não experimenta o seu? Por certo não encontrará lá portugueses médios, minha senhora, que a aborrecem por cá.
Por mim, desejo-lhe uma santa e feliz viagem.
E felicidades.

Eumesmo

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 2:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Eumesmo,
Esqueceu-se, talvez por lapso, de identificar o autor da música (desculpe, da letra) que nos deixou na primeira parte do seu comentário!!!

Quanto à 2ª parte, olhe cada um sabe de si e (como diria o outro)Deus de todos.
Idênticas Felicidades retribuidas.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 4:08:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fui eumesmo.
Português médio confesso.
De pança e bigodeira farta.
Daqueles que acha que todos os outros são uma pandilha, uma corja de mamões!
Olhe, daqueles que por certo não existem no seu país!

Resumindo o que penso (agora não de forma alegórica): temos os políticos que merecemos, o país que merecemos, e que são o espelho do que somos enquanto nação!
Não vale a pena bater neles (desporto preferido do português médio), o melhor mesmo é fazer diferente, dar o exemplo. Quotidianamente.
Isto, claro, sem prescindir do olhar crítico e esclarecido.

Saudações.

Eumesmo

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 6:02:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Caros amigos,

Não considero desporto ter espírito crítico. Como é óbvio, os políticos estão mais expostos que o cidadão comum. É o seu preço.

Na verdade, quando coloco este tipo de "posts" faço-o, porque, tal como o Pedro Oliveira o diz, a democracia pode e deve ser aperfeiçoada. Acho que esta não será aperfeiçoada e melhorada, se tivermos a ideia que "malhar" nas incongruências, absurdos, erros da democracia, abusos do poder será pôr em risco a democracia. Não o fazer por princípio e dizer que estamos melhores que antes do 25 de Abril é comodismo! Eu quero mais... quero uma democracia, verdadeiramente democrática... quero liberdade, verdadeiramente livre... quero justiça (social), verdadeiramente justa. Infelizmente, acho que muito está por fazer e, em determinados aspectos, estamos a avançar no caminho errado e sem volta.

PS - Também detesto ser tratado como débil mental.

Ter 30% é muito bom? Ainda por cima ser candidato único, porque outra lista apresenta assinaturas falsificadas e mortos a subscrever candidaturas (se calhar a tal vitalidade passa por aqui, ressuscitar mortos), não sei se é muito bom ou um sinal de democracia moribunda. Eu acho que elevados números de abstenção é algo que deve deixar preocupado qualquer defensor da liberdade (mas istosou eu).

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 6:19:00 da tarde, Blogger pedro oliveira said...

Amigo, psac

Obviamente estes «posts» são úteis, pois, obrigam-nos a reflectir sobre uma realidade que muitas vezes parece não ter discussão, os políticos são maus e ponto final (alguns são mesmo do piorio, não nos iludamos).

A minha tese é que os políticos não são melhores nem piores que os outros, há bancários, professores, farmacêuticos, juízes, advogados, tanoeiros, péssimos, mas, também, os há óptimos (é verdade que assim de repente não me lembro de nenhum político óptimo, mas, talvez exista).

Fonte do interior do parlamento revelou-me uma notícia que deixo aqui em primeira mão... a falta de quórum no parlamento é do mais corriqueiro que se tem visto, aquela polémica toda deveu-se a maçariquice de Jaima Gama.
Compete ao presidente da assembleia da república verificar se existe ou não quórum, Almeida Santos fazia-o e Mota Amaral, também.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 8:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

seja a ferida grande ou pequena este blog enfia lá o dedo e escarafuncha de forma a magoar mesmo... assim é que é... ora entao um grande bem haja

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 8:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Psac,
Queira desculpar-me por tê-lo arrastado, involuntariamente, para alvo de comentários a que não deu causa.
(no entanto, há-de concordar que uma provocaçãozinha no post ou no início da caixa de comentários tem o dom de aquecer os ânimos e funciona na perfeição)

Hoje, é a minha vez de subscrever o doutíssimo comentário que nos deixou. Concordo inteiramente consigo.

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 8:53:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Cara asna,

Não há qualquer tipo de problema! O blogue é isso mesmo: provocação, partilha/exposição de ideias, ânimos exaltados, palmadinhas nas costas... também é conhecer outras pessoas (ideologicamente falando, pois fisicamente é mais complicado - contudo, ainda arranjarei maneira de bebermos um cafezinho... hei-de conseguir!)

Também só fui arrastado, porque há comentários que muitos vezes (eu incluído) são feitos sem se ler o todo!

PS - Acho que este post (pensei e penso ser bastante "foleiro") teve o condão de estimular o debate (por vezes, tenso como se quer!)

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 8:57:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Caro Pedro Oliveira,

Disse-o e muito bem, também há professores, bancários, advogados, médicos, etc... Mas tal como disse, uns estão mais expostos que outros. E acrescento que uns têm mais responsabilidades que outros. Quais? Não sei responder, mas atendendo aos vencimentos e regalias, talvez os médicos e políticos!

PS - Curioso, eu também não me lembro de nunhum político óptimo... mas, assim de repente, conhece o Licor Beirão que é um óptimo bancário (a sério, pensa no trabalho 24 horas por dia e é excelente no que faz). Para não falar noutros sectores!

 
At segunda-feira, maio 08, 2006 9:23:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Caro psac74:

Eu era para lhe dizer que era tudo menos débil mental mas agora vai parecer oportunismo.

Não é débil mental: é exagerado.. também durmo e tenho almoços excelentes nas férias

Abraço

 
At terça-feira, maio 09, 2006 12:18:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Psac,

Terei todo o gosto em tomar um cafezinho consigo.

 
At sábado, maio 13, 2006 11:40:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é tal como acrescentei no post anterior, estes senhores da politíca portueguesa são mesmo uns belos comediantes. São os Politícos que temos. Já pensaram bem, para onde é que este país caminha?
Pois é com estes politícos é fácil de ver... não falta muito e este nosso País é uma selva, e macacos (politícos) já temos. Mas os politícos fazem falta, não fazem falta é serem maus, podiam ser menos maus... mas são os politícos que temos...

 

Enviar um comentário

<< Home