27 setembro 2006

Nuestros Hermanos

O D. Sebastião não só regressou como, na ânsia de recuperar o tempo perdido, decidiu visitar Espanha.

A pertinência da dita visita, do ponto de vista de Espanha, é tão grande e evidente que não restam dúvidas: um sucesso absoluto.

Espero, sinceramente, que num qualquer repasto oficial não se tenham lembrado de ter bolo-rei. Pelo sim pelo não, não facilitemos...


Não há Dúvida?!

26 setembro 2006

O Exemplo

No seguimento de um conjunto de políticas e decisões onde não restam dúvidas quanto à tenacidade e pertinência das medidas preconizadas pelo Governo, surge mais um exemplo de bom-senso.

A austeridade, sacrifício, esforço, contenção e demais obrigações de qualquer um de nós, pelos vistos não é para todos.

Já os meus Pais diziam: o exemplo deve vir sempre de cima... Pois está claro...



Não há Dúvida?!

P.S. - A falta de respeito - sistemática e cada vez mais descarada, demonstrada por quem podia e devia dar o mais elementar exemplo não é mais do que a demonstração de que algo está podre. A minha paciência, confesso, começa a esgotar-se...

24 setembro 2006

Olha, Tem-te bem!


Depois da podridão que veio a "lume" nos últimos dias, do que ainda está para vir e na sequência do último "post", apenas posso desejar a todos aqueles que visitam este blogue: TEM-TE BEM.


Sem qualquer tipo de Dúvida!

Um rebuçado para quem descobrir onde foi tirada esta fotografia.

23 setembro 2006

Vamos andando!


Maternidades e escolas fecham, pois não há dinheiro!
Impostos aumentam, razão: não há dinheiro!
Cria-se um novo projecto para "mandar para canto" 200 mil funcionários públicos, qual o motivo? Não há dinheiro!
Congelam-se vencimentos aos funcionários da EPUL. Por que motivo? Não há dinheiro!

Mas, afinal, para onde vai o dinheiro? Ver aqui a resposta.


Não Há Dúvida?!

18 setembro 2006

Situações Pontuais - dirá a Ministra.

"Catorze SOS de docentes em apenas seis horas"


Em apenas seis horas de funcionamento, 14 docentes, de vários pontos do País, ligaram para a linha SOS Professor. Os responsáveis pela criação deste serviço - que dá apoio a professores que vivenciam situações de indisciplina e violência na escola - ficaram surpreendidos e preocupados com tão grande afluência. Alguns pais e alunos, no mesmo período, também recorreram a este meio para pedir esclarecimentos ou denunciar situações.

A linha SOSProfessor foi apresentada no dia 11, no Porto, por João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), entidade responsável pela criação deste serviço. No dia seguinte, três docentes , vencidas as hesitações, discavam o número 808 962 006 e entravam em contacto com a equipa de apoio.

João Gancho ficou espantado com as três chamadas logo na abertura do serviço. O espanto passou a preocupação quando, no dia seguinte , mais onze professores revelavam os casos de que foram vítimas. Todas as situações de violência e indisciplina relatadas aconteceram no passado ano lectivo. O caso mais grave, segundo o presidente da ANP, que recusou pormenorizar, diz respeito a um docente que descreveu uma situação "que aconteceu e ainda persiste".

A linha SOS Professor funciona de segunda a sexta-feira, das 11.00 às 12.30 e das 18.30 às 20.00. No outro lado da linha, para encaminhar e prestar apoio às vítimas de violência, está uma equipa que integra professores, psicólogos, psicopedagogos e especialistas em mediação de conflitos e juristas.

O aumento dos casos de violência e indisciplina no espaço educativo preocupa o presidente da ANP, mas, diz, há uma explicação para o facto. "Há um certo à-vontade dos pais e dos alunos para diminuírem o professor." E o Ministério da Educação, sublinha João Grancho, pouco tem feito na ajuda aos docentes para "reconstruírem a imagem".

As medidas destinadas à melhoria da convivência na escola são, de igual modo, escassas e insuficientes. "Temos o projecto Escola Segura: é bom, mas surge como uma resposta policial para questões sociais e pedagógicas."


Francisco Mangas e Paula Ferreira, in Edições ASA online




Agora, resta aguardar pela avaliação dos Pais.
Um dos critérios que, certamente, terão em conta, será a capacidade (ou não) do professor aguentar uns "sopapos", sempre com um sorriso "Tridente". Aquele que revelar resquícios de falta de fair-play, levará um valente cartão vermelho.


Não Há Dúvida?!

10 setembro 2006

Toma Lá Três Apitadelas!


Depois do apito começar mesmo a apitar, tal como previu o "Homem Transparente", o menino d'ouro, para dar sequência ao anúncio, terá dito:
.
- Este foi o jogo mais difícil da minha vida!
.
.
Não Há Dúvida?!


08 setembro 2006

"O Apito Vai Mesmo Apitar!"


"O Homem Transparente" lá sabe o que diz.


Não Há Dúvida?!

07 setembro 2006

Esclarecidos?

Apenas para o vosso esclarecimento...

Não há Dúvida?!

Coerência

Já todos sabemos que os males do mundo são, salvo raras excepções, fruto do "Capitalismo Selvagem" ou das políticas "Neo-Liberais". Também sabemos que os únicos defensores da verdade e da razão absoluta estão, invariavelmente, nos quadrantes políticos mais à esquerda.

Perante tal cenário macabro, eis-nos perante alguns acontecimentos interessantes.

Por indicação do sempre atento e perspicaz eumesmo - um grande abraço, tomei conhecimento de mais uma
iniciativa credível - como só a esquerda consegue proporcionar.
Na Festa do Avante casou surpresa a presença de propaganda das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o que originou um embaraço diplomático a Portugal. Convém referir que, desde Maio deste ano, a UE considera essa mesma organização terrorista.

O Embaixador Colombiano, claro está, exigiu um pedido de esclarecimentos ao nosso Governo. Ainda não há reacções do Governo mas, como não poderia deixar de ser, o PCP apressou-se a emitir as seguintes pérolas: " (...) estiveram presentes duas organizações provenientes da Colômbia, o Partido Comunista Colombiano e a revista "Resistência" - uma publicação que funciona como porta-voz das FARC - no âmbito dos convites que o PCP dirige e que se baseiam exclusivamente na sua política de relações internacionais e na solidariedade dos comunistas portugueses para com aqueles que em todo o mundo desenvolvem processos de resistência e luta contra as políticas anti-sociais, antidemocráticas e belicistas das principais potências imperialistas, ou de governos claramente manietados e instrumentalizados por essas potências - como é o caso do governo colombiano".
Acrescentou ainda: "O PCP "aproveita a oportunidade" para, mais uma vez, sair em defesa das FARC e "denunciar as tentativas de criminalização da resistência ao grande capital e ao imperialismo e para reiterar a sua frontal oposição à classificação pelos EUA e União Europeia das FARC - uma organização popular armada que há mais de 40 anos prossegue, entre outros objectivos, a luta pela real democracia na Colômbia e por uma justa e equitativa redistribuição da riqueza, dos recursos naturais da Colômbia e da posse e uso da terra - como organização terrorista".

Assim sendo, deve ser a
isto que se chama coerência. Podemos concordar ou não com a posição do PCP. No entanto, sabemos de que lado está.

Posso não ser um grande "adepto" dos Estados Unidos da América. Posso não concordar com muitas das suas acções. O que sei é, independentemente de tudo, que eles tentam combater o terrorismo. Bem ou Mal vão combatendo. Podemos também juntar a Inglaterra a esse esforço. O resto da Europa limita-se, impávida e serenamente, a assistir...

Nestas questões tento ser pragmático. A questão que coloco é muito simples: quando o terrorismo nos bater à porta, a quem vamos pedir ajuda?


Não há Dúvida?!

05 setembro 2006

A Nitreira - Parte I

A Nitreira é um termo que o meu Pai, carinhosamente, chama a uma determinada cidade do País. Atendendo à definição e perspicácia do mesmo termo, eis-me tentado a aplicar o dito cujo a um determinado assunto.

Sou adepto de futebol. O mais importante, para mim, é o que se passa dentro das 4 linhas. Tudo resto, entenda-se, é puro carnaval.
Pois então, anda na "berra" um tal de Mateus que está a provocar uma revolução no futebol cá do burgo. Como em qualquer assunto desta matéria, não há trolha, barbeiro e taberneiro que se preze que não dê o seu "bitaite".

Não sei quem tem razão nem quem deixa de a ter. O que sei é que o espectáculo tem sido muito triste. O Futebol, fora das 4 linhas, parece uma Nitreira...


Não há Dúvida?!

P.S. - Só falta alguém sugerir que o pobre Mateus registe a marca e comece a cobrar royalties.

Muita Atenção!

Afinal de contas, não haverá motivos para alarme. Os "nativos" poderão ficar descansados...

Agora, como diz um amigo meu, todos nós temos motivos para estar alarmados: se foi possível Plutão ser despromovido, então Portugal poderá correr sérios riscos de despromoção...


Não há Dúvida?!

04 setembro 2006

Miséria

Uma das notícias que deveria preocupar muitos dos nossos governantes e, já agora, a maioria da população.

Pergunto-me: como é possível sobreviver com cerca de 260 euros por mês?

Pergunto: as pessoas terão noção deste drama?


Não há Dúvida?!