É Marketing, estúpido!
A capacidade que o marketing tem em fazer vender bens, produtos e serviços é fenomenal. Com a crescente concorrência, temos vindo a assistir a derivas como o chamado marketing-social – o tal que dá “prendinhas” aos desfavorecidos e publicita.
Tudo isto vem a propósito de algo que, primeiro, me contaram e que depois pude constatar. Quando me contaram não queria acreditar. Quando vi..enfim nem sei o que pensei.
Uma empresa de telecomunicações – o maior Grupo Económico de Portugal, está a divulgar publicidade onde surge a música do Hino de Portugal. Não me parece bem. Chamem-me o que quiserem. O nosso Hino e a nossa Bandeira deveriam ser sagrados. Pelos vistos não são.
A utilização do Hino Nacional para fins comerciais repugna-me. Há quem diga que o anúncio não tem nada de ofensivo. Não se trata disso mas de uma questão de princípio.
Se de hoje para amanhã aparecer uma marca de enchidos a dizer que a morçela é que é boa – tendo como música de fundo o Hino Nacional, quem poderá criticar?
No anúncio só faltam mesmo as bandeirinhas – imitações da Bandeira Nacional - com pagodes incluídos, que foram usadas na altura do Europeu de Futebol. O ramalhete ficava completo...
Não há dúvida!?
P.S. – Há uns anos atrás, o humorista Herman José viu um programa seu ser cancelado pela Direcção de Programas da RTP porque “denegria” a imagem de um importante personagem da nossa história...Onde estão os fazedores-de-opinião que lhe caíram em cima nessa altura? Será por ser a empresa em questão? E o anúncio do sapo a peidar-se alarvemente? Também era giro...
10 Comments:
Eu quero é ver as reacções quando surgir um anúncio da EDP com o hino espanhol.
Meu caro Ricardo,
Por acaso, o operador que utilizo é a Cabovisão. Será que sou Mouro?
Um abraço
Volto a vir à baila, uma vez que, ao ler o teu post, lembrei-me de um possível anúncio para preservativos (apesar de não ser um especialista em marketing, acho iria resultar), senão repara:
Entra um casal desnudado (ela de preferência jeitosa de linhas, mas feia que nem uma bota da tropa), em passo cerimonial, num quarto iluminado à luz de velas - como música de fundo o Hino Nacional, entoado de preferência pela Mariza...
Continuando numa atitude cerimonial, o sujeito auxilia a dama, enquanto esta se deita... Muito lentamente, o macho tira uma bandeira nacional de uma gaveta "à mão" e, com ela, tapa a cara à senhora.
Posto isto, como de um ritual se tratasse, o senhor coloca-se em posição de coito e começa na sistematização de fricção (tudo sempre muito lentamente).
Entretanto, ao ouvir-se "contra os canhões, marchar, marchar...", surge-se a marca a tapar o centro do ecrão (por exemplo control). Acontece um fade off e já com a imagem de fundo a negro surge: porque amar desenfreadamente a pátria também tem os seus riscos!
Que achas? Faria furor?
Caro psac74:
Absolutamente divinal...
Não há dúvida, que ainda há homens que sofrem do "complexo da caverna". Só assim se explica esta alucinação publicitária.
Caro psac74,
Permite-me uma sugestão:
O preservativo ter estampada a Bandeira Nacional. Á medida que ele vai desenrolando explica...
Esta é a esfera armilar....
O Verde significa a esperança...
E já agora, estás a ver estes 5 Reis Mouros?
Depois, leve, levemente, como quem chama por ele, a Bandeira hastear-se na sua plenitude...
No fundo, o Coro de Santo Amaro de Oeiras vai entoando a Portuguesa...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bem observado!
Como comum dos mortais, só reparei como o nosso hino é bonito, sem o acompanhamento de uma letra desactualizada e desajustada.
Um abraço.
Afinal, parece que, para já, não vamos ter anúncio da EDP com o hino espanhol.
Não vamos, porque, tal como Pires de Lima, deputado do PP, disse, o Ministro Lino toma medidas populistas!
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