04 janeiro 2006

É Marketing, estúpido!

A capacidade que o marketing tem em fazer vender bens, produtos e serviços é fenomenal. Com a crescente concorrência, temos vindo a assistir a derivas como o chamado marketing-social – o tal que dá “prendinhas” aos desfavorecidos e publicita.
Tudo isto vem a propósito de algo que, primeiro, me contaram e que depois pude constatar. Quando me contaram não queria acreditar. Quando vi..enfim nem sei o que pensei.

Uma empresa de telecomunicações – o maior Grupo Económico de Portugal, está a divulgar publicidade onde surge a música do Hino de Portugal. Não me parece bem. Chamem-me o que quiserem. O nosso Hino e a nossa Bandeira deveriam ser sagrados. Pelos vistos não são.

A utilização do Hino Nacional para fins comerciais repugna-me. Há quem diga que o anúncio não tem nada de ofensivo. Não se trata disso mas de uma questão de princípio.
Se de hoje para amanhã aparecer uma marca de enchidos a dizer que a morçela é que é boa – tendo como música de fundo o Hino Nacional, quem poderá criticar?

No anúncio só faltam mesmo as bandeirinhas – imitações da Bandeira Nacional - com pagodes incluídos, que foram usadas na altura do Europeu de Futebol. O ramalhete ficava completo...

Não há dúvida!?

P.S. – Há uns anos atrás, o humorista Herman José viu um programa seu ser cancelado pela Direcção de Programas da RTP porque “denegria” a imagem de um importante personagem da nossa história...Onde estão os fazedores-de-opinião que lhe caíram em cima nessa altura? Será por ser a empresa em questão? E o anúncio do sapo a peidar-se alarvemente? Também era giro...

10 Comments:

At quarta-feira, janeiro 04, 2006 2:48:00 da tarde, Blogger SP said...

Eu quero é ver as reacções quando surgir um anúncio da EDP com o hino espanhol.

 
At quarta-feira, janeiro 04, 2006 9:03:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Meu caro Ricardo,

Por acaso, o operador que utilizo é a Cabovisão. Será que sou Mouro?

Um abraço

 
At quarta-feira, janeiro 04, 2006 9:16:00 da tarde, Blogger psac74 said...

Volto a vir à baila, uma vez que, ao ler o teu post, lembrei-me de um possível anúncio para preservativos (apesar de não ser um especialista em marketing, acho iria resultar), senão repara:

Entra um casal desnudado (ela de preferência jeitosa de linhas, mas feia que nem uma bota da tropa), em passo cerimonial, num quarto iluminado à luz de velas - como música de fundo o Hino Nacional, entoado de preferência pela Mariza...
Continuando numa atitude cerimonial, o sujeito auxilia a dama, enquanto esta se deita... Muito lentamente, o macho tira uma bandeira nacional de uma gaveta "à mão" e, com ela, tapa a cara à senhora.
Posto isto, como de um ritual se tratasse, o senhor coloca-se em posição de coito e começa na sistematização de fricção (tudo sempre muito lentamente).
Entretanto, ao ouvir-se "contra os canhões, marchar, marchar...", surge-se a marca a tapar o centro do ecrão (por exemplo control). Acontece um fade off e já com a imagem de fundo a negro surge: porque amar desenfreadamente a pátria também tem os seus riscos!

Que achas? Faria furor?

 
At quarta-feira, janeiro 04, 2006 10:55:00 da tarde, Blogger Licor Beirão said...

Caro psac74:

Absolutamente divinal...

 
At quarta-feira, janeiro 04, 2006 11:04:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não há dúvida, que ainda há homens que sofrem do "complexo da caverna". Só assim se explica esta alucinação publicitária.

 
At quinta-feira, janeiro 05, 2006 9:18:00 da manhã, Blogger Ricardo said...

Caro psac74,

Permite-me uma sugestão:

O preservativo ter estampada a Bandeira Nacional. Á medida que ele vai desenrolando explica...

Esta é a esfera armilar....
O Verde significa a esperança...
E já agora, estás a ver estes 5 Reis Mouros?

Depois, leve, levemente, como quem chama por ele, a Bandeira hastear-se na sua plenitude...

No fundo, o Coro de Santo Amaro de Oeiras vai entoando a Portuguesa...

 
At quinta-feira, janeiro 05, 2006 5:55:00 da tarde, Blogger JB said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At quinta-feira, janeiro 05, 2006 5:58:00 da tarde, Blogger JB said...

Bem observado!
Como comum dos mortais, só reparei como o nosso hino é bonito, sem o acompanhamento de uma letra desactualizada e desajustada.

Um abraço.

 
At sábado, janeiro 07, 2006 1:57:00 da tarde, Blogger SP said...

Afinal, parece que, para já, não vamos ter anúncio da EDP com o hino espanhol.

 
At sábado, janeiro 07, 2006 7:02:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não vamos, porque, tal como Pires de Lima, deputado do PP, disse, o Ministro Lino toma medidas populistas!

 

Enviar um comentário

<< Home